A ESCOLHA NA “POSIÇÃO ORIGINAL” DE JOHN RAWLS: O IDEALISMO DE UM UTILITARISTA CRÍTICO DO UTILITARISMO
Contenido principal del artículo
Resumen
John Bordley Rawls, em sua obra “Uma Teoria da Justiça”, visa encontrar uma base comum de justificação do justo, com endosso de uma pluralidade de doutrinas. Neste trabalho serão analisados os princípios de sua teoria, os fundamentos de sua argumentação, e os argumentos favoráveis à defesa do princípio da diferença. Ao final serão feitas reflexões acerca da teoria de John Rawls: suas falhas ao não compensar as desigualdades naturais (falha reconhecida pelo autor), e a consequência de certas escolhas subsidiarem injustamente outras. Será utilizado o método de abordagem dedutivo e a pesquisa bibliográfica como procedimento.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
CRUZ, Daniel Nery da.Uma reflexão sobre a teoria de justiça em John Rawls. Disponível em: <http://www.theoria.com.br/edicao12/uma_reflexao_sobre_a_teoria_de_justica_daniel.pdf>. Acesso em 07/08/2017.
MÖLLER, Josué Emilio. A justiça como equidade em John Rawls. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2006.
RAWLS, John. O liberalismo político. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2000a.
_________. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Forense, 2000b.
RODRIGUES JUNIOR, Otavio Luiz. “Consensos sobrepostos” e decisões judiciais. 2012. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2012-set-26/direito-comparado-consensos-sobrepostos-decisoes-judiciais>. Acesso em 01/08/2017.
VAZ, Faustino. Crítica a teoria da justiça de John Rawls. Disponível em: <http://criticanarede.com/pol_justica.html>. Acesso em 15/08/2017.