APONTAMENTOS SOBRE OS PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA EM JOHN RAWLS A PARTIR DE UMA TEORIA DA JUSTIÇA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A obra Uma teoria de justiça, de John Rawls, representou, no século XX, um divisor de águas na filosofia política e moral. O artigo objetiva abordá-la de maneira resumida, lançando luz à ideia dos dois princípios de justiça que, segundo o autor, seriam escolhidos em uma posição inicial de igualdade. Inicialmente, é feita uma breve abordagem sobre a posição original. Após, aborda-se o objeto dos dois princípios de justiça (a estrutura básica da sociedade), para, posteriormente, fazer uma incursão sobre esses princípios. Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, por meio de revisão bibliográfica.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
CONSANI, Cristiane Foroni. Justiça como equidade ou justiça focada em realizações? As concepções de justiça de John Rawls e Amartya Sen. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, Natal/RN, v.1, n. 13, 31 mar. 2016, p. 76-96. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8404. Acesso em: 03 mai. 2019.
GARGARELLA, Roberto. Las teorías de la justicia después de Rawls. Barcelona: Paidós Estado y Sociedad, 1999.
HANSHAW, Hannah. Rawls and Feminism. CLA Journal, n. 6, 2018, p. 182-195. Disponível em: https://uca.edu/liberalarts/files/2018/09/Rawls-and-Feminism.pdf. Acesso em: 02 ago. 2019.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 4. ed. rev. Trad. de Jussara Simões; revisão técnica e da tradução Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
_______. O liberalismo político. 1. ed. São Paulo: Ática, 1993.
SANCHEZ, Beatriz Rodrigues. Críticas feministas à teoria da justiça rawlsiana: contendas entre posições liberais e não-liberais. Trabalho preparado para apresentação no VI Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política da USP, de 2 a 6 de maio de 2016. Disponível em: file:///C:/Users/jsegat/Downloads/1602-2084-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 03 ago. 2019.
SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. 19. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. Trad. de Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
WENAR, Leif. John Rawls. The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2017 Edition), Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/spr2017/entries/rawls/. Acesso em 04 mai. 2019.