A Experiência do Ensino com Pesquisa em uma Necessária Revisitação do Conceito de (Sala de) Aula Universitária
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo aborda o conceito contemporâneo de sala de aula, pautado no fim da verticalização do ensino e na visão do aluno como peça importante no processo de ensino-aprendizagem, bem como na ampliação do conceito de sala de aula dentro do modelo de ensinagem que seria propício para o desenvolvimento do conhecimento crítico e a formação do profissional reflexivo. Apresenta como o ensino com pesquisa foi utilizado para estender a sala de aula e desenvolver a autonomia e a reflexão no aluno e que resultados foram obtidos com a estratégia para a ampliação da sala de aula em outras disciplinas.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2006. Capítulo 1.
BIAZZI, R. MEC suspende abertura de cursos de Direito e estuda estágio obrigatório. In Bom Dia Brasil [online]. Disponível em http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/mec-suspende-abertura-de-cursos-de-direito-e-estuda-estagio-obrigatorio.html. Acesso em 30 nov 2015.
FRANCISCHETTO, G. P. P. Em busca de novos saberes: uma aproximação entre o ensino jurídico e a pedagogia. In FRANCISCHETTO, G. P. P. (org). Ensino jurídico e pedagogia: em busca de novos saberes. Curitiba: CRV, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIESLER, M. Segundo OAB, Brasil tem 750 mil advogados e mais de 1,5 milhão de bacharéis em Direito. In Portal Exame de Ordem [online]. Disponível em http://blog.portalexamedeordem.com.br/blog/2012/09/segundo-oab-brasil-tem-750-mil-advogados-e-mais-de-1-5-milhao-de-bachareis-em-direito. Acesso em 30 nov 2015.
_______. XXII Conferência Nacional da OAB: em 19 anos, número de faculdades de Direito no Brasil cresceu 778%. In Portal Exame de Ordem [online]. Disponível em http://blog.portalexamedeordem.com.br/blog/2014/10/xxii-conferencia-nacional-da-oab-em-19-anos-numero-de-faculdades-de-direito-no-brasil-cresceu-778. Acesso em 30 nov 2015.
LIBÂNEO, J. C. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. In Cadernos de Pedagogia Universitária. N. 11. São Paulo: USP, 2009.
MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010. Capítulo 1.
MIGALHAS. Brasil é recordista em número de advogados por habitantes. Disponível em http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI54981,91041-Brasil+e+recordista+em+numero+de+advogados+por+habitantes. Acesso em 30 nov 2015.
NOVELLI, P. G. A sala de aula como espaço de comunicação. In Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. vol. 1, n. 1. Botucatu: Fundação UNI, 1997.
OAB. Ordem dos Advogados do Brasil. Brasil, sozinho, tem mais faculdades de Direito que todos os países. Disponível em http://www.oab.org.br/noticia/20734/brasil-sozinho-tem-mais-faculdades-de-direito-que-todos-os-paises. Acesso em 30 nov 2015.
OLIVEIRA, J. F. A formação dos professores dos cursos de Direito do Brasil: a pós-graduação strictu sensu. Tese (Doutorado). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
_______. Ensino com pesquisa: relato de uma experiência no magistério jurídico. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da PUC/SP. V.02. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/red/article/view/1720.
STRECK. L. L. Hermenêutica e ensino jurídico em terrae brasilis. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná [online]. V.46, n.0. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2007. Disponível em http://revistas.ufpr.br/direito/article/view/13495/9508.
_______. Thays, 18, passa na OAB: o rei está nu! Fracassamos! In Consultor Jurídico. Disponível em http://www.conjur.com.br/2014-mai-01/senso-incomum-thays-18-passa-oab-rei-nu-fracassamos. Acesso em 01 dez 2015.