OS MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO APLICADOS PELO PROFESSOR EXEMPLAR DE JOSEPH LOWMAN COMO INSTRUMENTOS POTENCIALIZADORES NA APRENDIZAGEM DO ENSINO JURÍDICO

Guilherme Augusto Melo Batalha de Gois, Carla Vanessa Prado Nascimento Santos

Resumo


O presente artigo destina-se a analisar, primeiramente, o nascimento do ensino jurídico no Brasil, para então refletir sobre o método tradicional aplicado ao longo desses anos e sua real eficácia. Serão propostas técnicas pedagógicas de ensino, associadas ao modelo do professor exemplar de Joseph Lowman, a fim de que se maximize o aprendizado, e traga motivação e satisfação para o aluno e para o professor no ambiente universitário.


Palavras-chave


ensino jurídico; método clássico; método ativo; professor; aluno.

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, C. C. Metodologias Ativas. Disponível em: http://educacaomedicina.blogspot.com.br/2006/02/metodologias-ativas.html.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

COLAÇO, Thais. Ensino do Direito e Capacitação Docente. In COLAÇO, Thais (Coord). Aprendendo a ensinar Direito. Florianópolis: OAB/SC, 2006.

CORREA, Adriana K. et al. Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 61-78, dez. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GHIRARDI, José Garcez. (org.). Métodos de ensino em direito: conceitos para um debate. São Paulo: Saraiva, 2009.

_________. (coord.). Cadernos DIREITO GV: avaliação e métodos de ensino em direito, vol. 7, n. 5, set. 2010a.

_________. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4ªed. São Paulo: 2009.

LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.

MELO FILHO, Álvaro. Metodologia do ensino jurídico. Fortaleza: Imprensa universitária da Universidade Federal do Ceará, 1977.

PESSOA, Flávia Moreira Guimarães (org.). Reflexões sobre a docência jurídica. Série Estudos de Metodologia. Volume 1. Aracaju: Evocati, 2013.

PIACENTINI, Dulce de Queiroz. Vygotsky, Freire e Morin e a Educação para os Direitos Humanos. In COLAÇO, Thais (Coord). Aprendendo a ensinar Direito. Florianópolis: OAB/SC, 2006.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense 1980.

PIRES, Patrícia da Silva. A Discussão enquanto Técnica de Ensino do Direito que efetiva o Construtivismo no Processo Ensino-Aprendizagem. In COLAÇO, Thais (Coord). Aprendendo a ensinar Direito. Florianópolis: OAB/SC, 2006

SOUZA, Paulo Nathanael Pereira de. LDB e educação superior: estrutura e funcionamento. 2. ed. rev e ampl., São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2018.v4i2.4734

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.