OS MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO APLICADOS PELO PROFESSOR EXEMPLAR DE JOSEPH LOWMAN COMO INSTRUMENTOS POTENCIALIZADORES NA APRENDIZAGEM DO ENSINO JURÍDICO
Main Article Content
Abstract
O presente artigo destina-se a analisar, primeiramente, o nascimento do ensino jurídico no Brasil, para então refletir sobre o método tradicional aplicado ao longo desses anos e sua real eficácia. Serão propostas técnicas pedagógicas de ensino, associadas ao modelo do professor exemplar de Joseph Lowman, a fim de que se maximize o aprendizado, e traga motivação e satisfação para o aluno e para o professor no ambiente universitário.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BASTOS, C. C. Metodologias Ativas. Disponível em: http://educacaomedicina.blogspot.com.br/2006/02/metodologias-ativas.html.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
COLAÇO, Thais. Ensino do Direito e Capacitação Docente. In COLAÇO, Thais (Coord). Aprendendo a ensinar Direito. Florianópolis: OAB/SC, 2006.
CORREA, Adriana K. et al. Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 61-78, dez. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GHIRARDI, José Garcez. (org.). Métodos de ensino em direito: conceitos para um debate. São Paulo: Saraiva, 2009.
_________. (coord.). Cadernos DIREITO GV: avaliação e métodos de ensino em direito, vol. 7, n. 5, set. 2010a.
_________. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4ªed. São Paulo: 2009.
LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.
MELO FILHO, Álvaro. Metodologia do ensino jurídico. Fortaleza: Imprensa universitária da Universidade Federal do Ceará, 1977.
PESSOA, Flávia Moreira Guimarães (org.). Reflexões sobre a docência jurídica. Série Estudos de Metodologia. Volume 1. Aracaju: Evocati, 2013.
PIACENTINI, Dulce de Queiroz. Vygotsky, Freire e Morin e a Educação para os Direitos Humanos. In COLAÇO, Thais (Coord). Aprendendo a ensinar Direito. Florianópolis: OAB/SC, 2006.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense 1980.
PIRES, Patrícia da Silva. A Discussão enquanto Técnica de Ensino do Direito que efetiva o Construtivismo no Processo Ensino-Aprendizagem. In COLAÇO, Thais (Coord). Aprendendo a ensinar Direito. Florianópolis: OAB/SC, 2006
SOUZA, Paulo Nathanael Pereira de. LDB e educação superior: estrutura e funcionamento. 2. ed. rev e ampl., São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.