MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NO ENSINO JURÍDICO

Conteúdo do artigo principal

Frederico Andrade Gabrich
http://orcid.org/0000-0003-1929-2835
Ranieri Jésus Souza

Resumo

Um dos maiores problemas enfrentados pelos professores é o planejamento das aulas e a preparação dos conteúdos que serão ministrados. É necessário respeitar os programas das disciplinas, mas também estabelecer prioridade entre os temas, vincular os assuntos com as fontes do Direito, conectar teoria e prática, garantir uma abordagem inter, multi e transdisciplinar. Com fundamento no método hipotético-dedutivo e com amparo no referencial teórico estabelecido por Tony Busan, o presente artigo tem como objetivo demonstrar como tudo isso pode ser realizado por meio do uso dos mapas mentais no ensino jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GABRICH, Frederico Andrade; SOUZA, Ranieri Jésus. MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NO ENSINO JURÍDICO. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 5, n. 2, p. 1–18, 2019. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2019.v5i2.5773. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5773. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Frederico Andrade Gabrich, Universidade Fumec

Doutor, Mestre e Especialista em Direito Comercial/Empresarial pela UFMG
Professor Adjunto da Universidade Fumec

Ranieri Jésus Souza, Universidade Fumec | Mestrando

Mestrando em Direito na Universidade FUMEC. Professor no MEGA Concursos. Advogado

Referências

BUZAN, Tony. Mapas Mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

FREITAS, Sérgio Henriques Zandona; ALMEIDA, Letícia da Silva. Mapa mental e o ensino jurídico: uma forma visual de efetivar o conhecimento científico no curso de direito. Revista de sociologia, antropologia e cultura jurídica, v. 3, p. 1-17, 2017.

GABRICH, Frederico de Andrade; BENEDITO, Luiza Machado Farhat. Mapa Mental no Ensino Jurídico. Anais do V Congresso Internacional do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. 2016.

GABRICH, Frederico de Andrade. Análise Estratégica do Direito. Belo Horizonte: Universidade Fumec, 2010.

GABRICH, Frederico de Andrade. Transdisciplinaridade no ensino jurídico. In: XXII Encontro Nacional CONPEDI, 2013, Curitiba. Direito, educação, ensino e metodologia jurídicos. Florianópolis: FUNJAB, 2013. v. 1. p. 372-387.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.

LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck. São Paulo: Fundação Lemann, 2011.

LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. Tradução Harue Ohara Avritscher. São Paulo: Atlas, 2004.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)