CLÍNICAS DE DIREITO: DINAMIZANDO O ENSINO APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE DIREITO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Partindo de uma abordagem teórico-reflexiva inspirada no método dedutivo, propõe-se a análise da aplicabilidade das clínicas de direito pelos cursos de Direito, especialmente tendo em conta a realidade das instituições privadas de ensino superior. Delineia os conceitos de metodologia ativa e clínicas de direito e revisando as principais normas estatais que tratam dos cursos de Direito no Brasil. Após levantarem-se as vantagens e ressalvados os riscos mercadológicos, conclui-se pela plena viabilidade de sua utilização que pode provocar efetiva emancipação dos alunos e alunas dos cursos de Direito no Brasil e fortalecimento da cidadania no país.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ABRAMOVIC, Victor. La enseñanza del derecho em las clínicas legales de interes publico: materiales para uma agenda temática. In: VILLAREAL, Marta; COURTIS, Christian (coord.). Enseñanza Clínica Del Derecho: uma alternativa a los métodos tradicionales de formación de abogados. México: ITAM, 2007. p. 91-121.
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ÁLVAREZ, Alícia. La educación clínica: hacia la transformación de la enseñanza del derecho. In: VILLAREAL, Marta; COURTIS, Christian (coord.). Enseñanza Clínica Del Derecho: uma alternativa a los métodos tradicionales de formación de abogados. México: ITAM, 2007. p. 225-246.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011
CARR.,Nicholas. A geração e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva 2014
COURTIS, Christian. La educación clínica como prática transformadora. In: VILLAREAL, Marta; COURTIS, Christian (coord.). Enseñanza Clínica Del Derecho: uma alternativa a los métodos tradicionales de formación de abogados. México: ITAM, 2007. p. 9-24.
FREIRE. Paulo Reglus. Pedagogia da indignação – cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GOLEMAN. Daniel. ‘Foco’ – A atenção e seu papel fundamental para o sucesso . Rio de Janeiro: Objetiva. 2014
GRAU, Eros Roberto; GUERRA FILHO, Willis Santiago (org.). Direito Constitucional: estudos em homenagem a Paulo Bonavides. . São Paulo, SP: Malheiros, 2001.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação. Jan-abr 2005, nº 28, p. 5-24
PANTANO, Telma Zorzi, Jaime Luiz Neurociência aplicada à aprendeizagem – São José dos Campos Pulso. 2009.
TOUGHT, Paulo. Uma questão de caráter – Porque a curiosidade e a determinação podem ser mais importantes que a inteligência’ Rio de Janeiro: Intrínseca. 2014.