O Poder Criador do Juiz à Luz da Teoria Crítica do Direito

Cátia Rejane Liczbinski Sarreta, Luciana Gabriel Chemim

Resumo


A crescente atuação dos órgãos judiciais em matérias antes não afetas a sua competência se deve, em parte, à redemocratização do País, trazida pela Constituição Federal de 1988, a qual, além de estabelecer direitos fundamentais aos cidadãos, fomentando sua busca por mecanismos assecuratórios desses direitos, ampliou as funções e garantias da magistratura, de modo que o Poder Judiciário deixou de ser mero aplicador da lei, passando a atuar também como criador do direito, na medida em que possui ampla capacidade de confrontar outros Poderes  como o Legislativo  para assegurar a justiça, desencadeando o processo denominado Judicialização, o qual, em alguns casos, culmina, no instituto do Ativismo Judicial, alcançando um aspecto puramente subjetivo, utilizando-se dos preceitos constitucionais para justificar decisões tomadas a partir da própria vontade, popularmente chamadas pela doutrina de decisionismos. O presente artigo pretende analisar os institutos da Judicialização e do Ativismo Judicial à luz da Teoria Crítica, como forma de se repensar uma mudança de paradigma no que diz respeito às decisões judiciais enquanto transformadoras da realidade social e efetivadoras dos direitos e garantias constitucionalmente previstos. O método utilizado é o dedutivo.


Palavras-chave


Judicialização; Ativismo judicial; Juiz como transformador da realidade; Teoria crítica do direito

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, Luiz Roberto. Judicialização, Ativismos Judicial e Legitimidade democrática, disponível em:

. Acesso em 06/01/2014.

BARROSO, Luís Roberto, Disponível em

Acesso em 01/03/2014 às 9:49h.

CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo: direitos fundamentais, políticas públicas e protagonismo judiciário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

MACIEL NETO. Pedro Benedito. Ativismo Judicial vinculativo não é bom. Disponível em: . Acesso em 26/10/2013.

MEDEIROS, Jackson Tavares da Silva de. NELSON. Rocco Antonio Rangel Rosso. Neoconstitucionalismo e Ativismo Judicial – Limites e Possibilidades da Jurisdição Constitucional. Revista de Direito Constitucional e Internacional. Vol. 84, São Paulo: RT, jul.-set./2013.

OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Judicialização não é sinônimo de ativismo judicial. Disponível em: . Acesso em 23/01/2014.

SARRETA, Cátia Rejane Liczbinski, Meio ambiente e consumo sustentável: direitos e deveres do consumidor. Passo fundo: UPF, 2007.

SOUZA NETTO, José Laurindo de; PEGORARO JUNIOR, Paulo Roberto. O Neoprocessualismo e a Publicização Normativa como Corolário da Unidade Processual Sistêmica: Uma Afirmativa da Jurisdição Constitucional. Artigo apresentado no XVIII Encontro Nacional do Compedi em Maringá, 2009. Disponível em: . Acesso em

/01/2014.

STRECK, Lênio. O que é isso, o ativismo judicial, em números?. Disponível em:

. Acesso em 23/01/2014.

. O que é isto – decido conforme minha consciência?. 2ª ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2010.

TASSINARI, Clarissa. Ativismo Judicial: uma análise da atuação do Judidário nas Experiências brasileira e norte-americana. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Área das Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012. Disponível em:

.

VALLE, Vanice Regina Lírio do. Ativismo Jurisprudencial e o Supremo Tribunal

Federal. Laboratório de Análise Jurisprudencial do STF. Curitiba: Juruá, 2009.

WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 4ª ed. São

Paulo: Saraiva, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9601/2015.v1i1.224

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.