Fontes do Direito no Constructivismo Lógico-Semântico e na Teoria Comunicacional do Direito: Dado ou Construído?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo tecer crítica à expressão metafórica e de uso comum no direito mundial: "fontes do direito". Para tanto, analisar-se-á a teoria das fontes do direito a partir da dogmática tradicionalista, da escola do Constructivismo Lógico- semântico e da Teoria Comunicacional do Direito, respondendo, para cada um desses paradigmas, se o direito é "dado" ou "construído".
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
C A R V A L H O , A u r o r a T o m a z i n i . C u r s o d e T e o r i a G e r a l d o D i r e i t o : O c o n s t r u c t i v i s m o l ó g i c o - s e m â n t i c o . 3 ª E d i ç ã o . S ã o P a u l o : N o e s e s , 2 0 1 3 .
C A R V A L H O , P a u l o d e B a r r o s e t a l l i . C o n s t r u c t i v i s m o L ó g i c o - S e m â n t i c o . V o l u m e I . S ã o P a u l o : N o e s e s , 2 0 1 4 .
C A R V A L H O , P a u l o d e B a r r o s . C u r s o d e D i r e i t o T r i b u t á r i o . 1 4 ª e d i ç ã o . S ã o P a u l o : S a r a i v a , 2 0 0 2 .
_ _ _ _ _ _ _ _ _ . D i r e i t o T r i b u t á r i o L i n g u a g e m e M é t o d o . 5 ª E d i ç ã o . S ã o P a u l o : N o e s e s , 2 0 1 3 .
_ _ _ _ _ _ _ _ _ . D e r i v a ç ã o e P o s i t i v a ç ã o n o D i r e i t o T r i b u t á r i o . S ã o P a u l o : N o e s e s , 2 0 1 1 .
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . F u n d a m e n t o s J u r í d i c o s d a I n c i d ê n c i a . 9 ª E d i ç ã o . S ã o P a u l o : S a r a i v a , 2 0 1 2 .
D I N I Z , M a r i a H e l e n a . C o m p ê n d i o d e I n t r o d u ç ã o à C i ê n c i a d o D i r e i t o . 1 6 ª e d i ç ã o . S ã o P a u l o : S a r a i v a : 2 0 0 4 .
F E R R A Z J Ú N I O R , T é r c i o S a m p a i o . A C i ê n c i a d o D i r e i t o . 2 ª . E d i ç ã o . S ã o P a u l o : S a r a i v a , 1 9 8 0 .
_ _ _ _ _ _ _ _ _ . . I n t r o d u ç ã o a o E s t u d o d o D i r e i t o . 3 ª E d i ç ã o . . S ã o P a u l o : A t l a s , 2 0 0 1 .
G E N Y , F r a n ç o i s . M é t o d o s d e i n t e r p r e t a c i ó n y f u e n t e s d e l d e r e c h o p r i v a d o p o s i t i v o . M a d r i : R h e u s , 1 9 2 5 .
M O U S S A L É M , T á r e k M o y s é s . F o n t e s d o D i r e i t o T r i b u t á r i o . 2 ª e d i ç ã o . S ã o P a u l o : S a r a i v a , 2 0 0 6 .
P O N T E S D E M I R A N D A , F r a n c i s c o . O P r o b l e m a F u n d a m e n t a l d o C o n h e c i m e n t o . P o r t o A l e g r e : G l o b o , 1 9 3 7 .
_ _ _ _ _ _ _ _ . T r a t a d o d e d i r e i t o p r i v a d o . P a r t e G e r a l . T o m o I . C a m p i n a s : B o o k s e l l e r , 1 9 9 9 , p . 4 9 - 7 4 .
P O P P E R , K . R . A l ó g i c a d a p e s q u i s a c i e n t í f i c a . S ã o P a u l o : C u l t r i x , 2 0 0 1 . R O B L E S , G r e g o r i o . T e o r í a d e l D e r e c h o . M a d r i d : C i v i t a s , 2 0 1 0 .
R O B L E S , G r e g o r i o . O D i r e i t o c o m o t e x t o . S ã o P a u l o : M a n o l e , 2 0 0 5 .
V I L A N O V A , L o u r i v a l . C a u s a l i d a d e e r e l a ç ã o n o d i r e i t o . 2 ª e d i ç ã o . S ã o P a u l o : S a r a i v a , 1 9 9 8 .
S C A R V I N O , D a r d o . P e n s a r s e m c e r t e z a s . T r a d . L u c a s G a l v ã o B r i t o . S ã o P a u l o : N o e s e s , 2 1 0 4 .
V I L A N O V A , L o u r i v a l . A s E s t r u t u r a s L ó g i c a s e o S i s t e m a d e D i r e i t o P o s i t i v o . S ã o P a u l o : N o e s e s , 2 0 1 0 .