A Viabilidade De Chegar-Se À Resposta Correta Em Processo Por Meio Da Aplicação De Súmulas: Uma Análise Pautada Na Integridade E Coerência Sob A Lente Da Filosofia No Processo
Contenido principal del artículo
Resumen
A busca pela resposta hermeneuticamente correta revela-se uma necessidade a ser encontrada no âmago processual. Assim, não mais se deveriam buscar verdades eternas e absolutas, mas a melhor resposta ao caso objeto de julgamento. Diante disso, busca-se investigar se a súmula pode ser um instrumento aviado para que se chegue à resposta correta. Utilizou-se como “método” de abordagem a fenomenologia hermenêutica e como “método” de procedimento o “método” estruturalista. Assim, verifica-se que as súmulas por si só não são incompatíveis com a resposta correta, o que torna ambos opostos é o seu modo de aplicação enraizado em uma matriz metafísica.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Metas 2014. Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/gestao-e-planejamento/metas/metas-2014>. Acesso em: 11 jun. 2014a.
________. Conselho Nacional de Justiça. Produtividade dos magistrados. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=consulta&a=consulta&f=formPrincipalProdutividade>. Acesso em: 11 jun. 2014b.
DWORKIN. Ronald. Uma questão de princípio. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ISAIA, Cristiano Becker. Processo Civil, atuação judicial e hermenêutica filosófica: a metáfora do juiz-instrutor e a busca por respostas corretas em direito: facticidade e oralidade. Curitiba: Juruá, 2010.
____________. Processo Civil e Hermenêutica: A crise do procedimento ordinário e o redesenhar da jurisdição processual civil pela sentença (democrática) liminar de mérito. Curitiba: Juruá, 2012.
MOTTA, Francisco José Borges. Levando o direito a sério: uma crítica hermenêutica ao protagonismo judicial. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.
NUNES, Dierle José Coelho. Processo jurisdicional democrático: Uma análise crítica das reformas processuais. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2009.
OLIVEIRA, Rafael Tomaz. Decisão judicial e conceito de princípios: a hermenêutica e a (in)determinação do Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
REIS, Mauricio Martins. O (o)caso concreto: a problemática decidenda pode ser subsumida em teses jurídicas abstratas? In: CALLEGARI, André Luís; STRECK Lenio Luiz; ROCHA, Leonal Severo (org.). Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: Anuário do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS. 1ed.Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011, v. 7, p. 221-238
SALDANHA, Jânia Maria Lopes; HOFFMAN, Fernando; GRACIA, Thaís Salvadori. Teoria dos precedentes à brasileira e a destemporalização da decisão jurídica. In: Prisma Jurídico. v. 12. nº. 1. Jan.-jun. 2013. São Paulo: Universidade Nove de Julho. Disponível em www.redalyc.org/articulo.oa?id=93428124011 . Acesso em: 20 maio 2014. p. 319-346.
SALDANHA, Jânia Maria Lopes. Substancialização e efetividade do direito processual civil a sumariedade material da jurisdição: Proposta de estabilidade da tutela antecipada em relação ao projeto de novo CPC. Curitiba: Juruá, 2011.
SILVA, Ovídio Araújo Baptista da. Processo e ideologia: o paradigma racionalista. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. 10. ed.. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011a.
___________. Verdade e consenso: Constituição, hermenêutica e teorias discursivas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011b.
STRECK, Lenio Luiz; ABBOUD, Georges. O que é isto – o precedente judicial e as súmulas vinculantes?. 2. ed. Porto Alegre, Livraria do Advogado: 2014.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RORAIMA. Produtividade dos magistrados. Disponível em: <http://www.tjrr.jus.br/tjrr-reports-webapp/pages/outros/produtividade/index.xhtml>. Acesso em: 11 jun. 2014.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL. CNJ - Metas Nacionais do Poder Judiciário. Disponível em: <http://transparencia.tjrs.jus.br/cnj/index.php>. Acesso em: 11 jun. 2014.