EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Conteúdo do artigo principal

Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro
Cláudio Antônio Antunes
Hebert Leonardo Lehner

Resumo

A Educação Ambiental Crítica (EAC) emerge como um pilar fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados com a sustentabilidade. Este artigo explora a necessidade de integrar a EAC de forma crítica e participativa no contexto escolar, promovendo a conscientização e a ação transformadora entre os estudantes. A EAC visa desenvolver uma compreensão profunda das inter-relações entre as dimensões social, econômica e ambiental, estimulando o pensamento crítico e a proposição de soluções para problemas ambientais. A pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica detalhada sobre a implementação da EAC na educação básica, discutindo metodologias ativas como projetos interdisciplinares, debates, estudos de caso e acesso aos conhecimentos jurídicos como forma de concretizar os direitos constitucionais. A formação continuada de professores é enfatizada também como um elemento crucial para o sucesso da EAC, uma vez que estes mediam os processos educativos e inspiram os alunos a se tornarem agentes de mudança. Os resultados indicam que a EAC, quando bem implementada, capacita os estudantes a enfrentar os desafios ambientais do século XXI e a contribuir para um futuro mais sustentável.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, Luiz Gustavo Gonçalves; ANTÔNIO ANTUNES, Cláudio; LEONARDO LEHNER, Hebert. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9628/2024.v10i2.10926. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/Socioambientalismo/article/view/10926. Acesso em: 1 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro, Dom Helder- Escola Superior

Pós-Doutor pela Università Degli Studi di Messina/IT. Doutor e Mestre em Ciências Penais pela UFMG. Professor do curso de Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara. Promotor de Justiça em Belo Horizonte-MG.

Cláudio Antônio Antunes, Dom Helder-Escola de Direito

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental da Escola Superior Dom Helder Câmara. Bolsista do Programa Trilhas de Futuro – Educadores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. ID Lattes: 7980305507097970.

Hebert Leonardo Lehner, Dom Helder-Escola de Direito

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental da Escola Superior Dom Helder Câmara. Bolsista do Programa Trilhas de Futuro – Educadores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. http://lattes.cnpq.br/9559932633344098