Direito Empresarial Contemporâneo: O Caso Banksy

Conteúdo do artigo principal

Marisa Forghieri
Carlos A. Rohrmann

Resumo

O Direito empresarial e as grandes galerias de arte são provocados pela obra do artista inglês Banksy; este ensaio discute as novas perspectivas para os artistas urbanos e para o Direito empresarial na contemporaneidade. Este texto apresenta, sob uma perspectiva interdisciplinar, algumas áreas de aplicação do direito de empresa, especialmente quanto à proteção, ou não, da propriedade intelectual, no caso da arte urbana. O artigo apresenta o caso Banksy e suas obras em ambientes urbanos, ora públicos, ora privados, e, a partir de uma revisão histórica sobre a proteção da propriedade intelectual, ainda que se trate da proteção de uma obra de arte, analisa os desafios que a inusitada criação do autor Banksy coloca para o direito de empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FORGHIERI, Marisa; ROHRMANN, Carlos A. Direito Empresarial Contemporâneo: O Caso Banksy. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 8, p. 07–17, 2016. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i8.3474. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3474. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marisa Forghieri, Universidade Paulista

Psicóloga clínica e gestora, com Pós-Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho da USP, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela USP, graduada em Psicologia pela PUC-SP, Professora Titular da Universidade Paulista e Docente Permanente do Programa de Mestrado em Direito Empresarial da Faculdade de Direito Milton Campos.

Carlos A. Rohrmann, Faculdade de Direito Milton Campos

Doutor em Direito pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professor de Direito Virtual e de Direito Empresarial da Faculdade de Direito Milton Campos. Professor titular e Diretor da Faculdade de Administração Milton Campos. Coordenador- Geral da Pós-Graduação das Faculdades Milton Campos e Coordenador Didático do Mestrado em Direito Empresarial da Faculdade de Direito Milton Campos. Mestre em Direito pela Universidade da Califórnia em Los Angeles – UCLA. Mestre em Direito Comercial para UFMG. Bacharel em Direito (FDMC) e em Ciência da Computação (UFMG). Membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas, titular da Cadeira Acadêmica número dezesseis, patrono Raul Soares de Moura. Procurador do Estado de Minas Gerais. Advogado.

Referências

BAKER, J. H. An introduction to English legal history. 3. Ed. Londres: Butterworths, 1990.

BANKSY. Wall and peace. Londres: Century, 2005.

______. Guerra e Spray. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CRETELLA JÚNIOR, J. Curso de direito romano. 18. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

ELLSWORTH-JONES, W. Banksy: the man behind the wall. New York: St. Martin´s Press, 2012.

JAMESON, F. Pós-modernidade e sociedade de consumo. In: Revista Novos Estudos no. 12. São Paulo, CEBRAP.

MERGES, Robert P. et al. Intellectual property in the new technological age. New York: Aspen & Law Business, 1997.

SCOTT, S. P. The civil law including the Twelve Tables, the Institutes of Gaius, the Rules of Ulpian, the Opinions of Paulus, the Enactments of Justinian, and the Constitutions of Leo. Cincinnati: Ed. The Central Trust Company, v. 1.