Contemporary Business Law : The Case Banksy
Main Article Content
Abstract
The interaction between business law and art galleries is hit by the work of the English artist Banksy. This article addresses new prospects for urban artists and business law in contemporary times. This paper presents, under an interdisciplinary perspective, some areas of application of business law, especially the protection, or not, of intellectual property, in the case of urban works of art. The article presents the case Banksy and his work in the urban environment, sometimes in public property, sometimes in private buildings, and, from a historical review of the protection of intellectual property, especially in the case of protection of a work of arts, this text examines the challenges that the unusual creation of Banksy presents to contemporary business law.
Downloads
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BANKSY. Wall and peace. Londres: Century, 2005.
______. Guerra e Spray. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.
CAUQUELIN, A. Arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CRETELLA JÚNIOR, J. Curso de direito romano. 18. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
ELLSWORTH-JONES, W. Banksy: the man behind the wall. New York: St. Martin´s Press, 2012.
JAMESON, F. Pós-modernidade e sociedade de consumo. In: Revista Novos Estudos no. 12. São Paulo, CEBRAP.
MERGES, Robert P. et al. Intellectual property in the new technological age. New York: Aspen & Law Business, 1997.
SCOTT, S. P. The civil law including the Twelve Tables, the Institutes of Gaius, the Rules of Ulpian, the Opinions of Paulus, the Enactments of Justinian, and the Constitutions of Leo. Cincinnati: Ed. The Central Trust Company, v. 1.