LIBERALISMO, MARXISMO E CONSERVADORISMO: a influência das ideologias, nas democracias liberais, na distribuição dos direitos

José Claudio Monteiro de Brito Filho

Resumo


Estudo que discute o liberalismo, o marxismo e o conservadorismo. Seu objetivo é apresentar as três ideologias que são comumente utilizadas pelos grupos com poder político e pelos governos nas democracias liberais, analisando no que elas interferem na distribuição de direitos entre os integrantes da comunidade. Metodologicamente, é uma análise teórica, que utiliza a literatura própria da Filosofia, da Ciência Política e do Direito para dar conta da análise do objeto central do trabalho. Como principais resultados foi observado que as ideologias têm relação direta, nas democracias liberais, com a busca do poder e com o seu exercício, o que determina a forma como as relações sociais são normatizadas e como os direitos são distribuídos entre os integrantes da sociedade. Foi observado ainda que, nas democracias liberais, governos com influência ideológica distinta do liberalismo representam um risco baixo para os direitos fundamentais das pessoas, o que já não acontece nas democracias ainda não consolidadas. 

Palavras-chave


Liberalismo; marxismo; conservadorismo; democracias liberais; distribuição de direitos.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Ética a nicômacos. 3ed. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Justiça: temas de liberalismo igualitário. Brasília: Venturoli, 2021.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. A social-democracia como concepção autônoma de justiça. In: XXIX Congresso Nacional do Conpedi Balneário Camboriú - SC, 2022, Balneário Camboriú - SC. Teorias da justiça, do direito, da decisão, da argumentação e do realismo juridico. Florianópolis - SC: CONPEDI, 2022a. v. 1. p. 149-164.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Populismo: noções gerais. In: Jean Carlos Dias; José Claudio M. Brito Filho; José H. Mouta Araújo. (Org.). Direito e desenvolvimento na Amazônia: estudos interdiciplinares e interinstitucionais. Belo Horizonte: Editora B, 2022b, v. IV, p. 466-483.

DWORKIN, Ronald. A virtude soberana: a teoria e a prática da igualdade. Tradução de Jussara Simões. 2ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

DWORKIN, Ronald. A raposa e o porco-espinho: justiça e valor. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2014.

FUKUYAMA, Francis. Liberalismo e seus descontentes. Alfragide – Portugal: Dom Quixote, 2022.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. 2 ed. Tradução de George Sperber e outros. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HAYEK, Friedrich A. O caminho para a servidão. Tradução de Marcelino Amaral. Lisboa – Portugal: Edições 70, 2014.

HONNETH, Axel. O direito da liberdade. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2015.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa – Portugal: Edições 70. 2003.

KIRK, Russel. A mentalidade conservadora: de Edmund Burke a T.S.Eliot. Traduçào de Márcia Xavier de Brito. São Paulo: É Realizações, 2020.

KIRK, Russel. Breve manual do conservadorismo. Tradução de Ulisses Teles. E-book. São Paulo: Trinitas, 2021.

KYMLICKA, Will. Ciudadanía multicultural. Traducción de Carme Castells Auleda. Barcelona – España: Ediciones OPaidós Ibérica, 1996.

LACLAU, Ernesto. La razón populista. Traducción de Soledad Laclau. E-book: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2012.

LOCKE, John. Segundo tratado do governo: ensaio sobre a verdadeira origem, alcance e finalidade do governo civil. Lisboa – Portugal: Fundação Calouste Gulbekian, 2007.

MACINTYRE, Alasdair. Justicia y racionalidad. Traducción y presentación de Alejo Jose G. Sison. 2 ed. Madrid – España: Ediciones Internacionales Universitarias, 2001.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. Tradução de Nélio Scheneider. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. Crítica do programa de gotha. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo; Boitempo, 2012.

MILL, John Stuart. Sobre a liberdade. Lisboa – Portugal: Edições 70. 2006.

MOUFFE, Chantal. Por um populismo de esquerda. Ebook: autonomia Literária, 2019.

NOZICK, Robert. Anarquia, estado e utopia. Lisboa – Portugal: Edições 70, 2009.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 3ed. Tradução de Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes,

SANDEL, Michael J. O liberalismo e os limites da justiça. Tradução de Carlos E. Pacheco do Amaral. 2ed. Lisboa – Portugal: Fundação Calouste Gulberkian, 2005.

SANDEL, Michael. Justiça — o que é fazer a coisa certa. 4 ed. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2011.

SCRUTON, Roger. Tolos, fraudes e militantes: pensadores da nova esquerda. Tradução de Alessandra Bonrruquer. E-book. Rio de Janeiro: Record, 2018.

SCRUTON, Roger. Conservadorismo: um convite à grande tradição. Tradução de Alessandra Bonrruquer. E-book. Rio de Janeiro: Record, 2019.

TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

TAYLOR, Charles. Hegel e a sociedade moderna. Tradução de Luciana Pudenzi. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

WALZER, Michael. Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade. Tradução de Jussara Simões. Revisão Técnica e da Tradução de Cícero Romão Dias Araújo. São Paulo: Martins fontes, 2003.

WALZER, Michael. Política e paixão: rumo a um liberalismo mais igualitário. Tradução de Patrícia de Freitas Ribeiro. Revisão da Tradução de Fernando Santos. São Paulo: WMF Martins fontes, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2023.v9i1.9886

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 José Claudio Monteiro de Brito Filho

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.