Los supuestos teóricos para el estudio de Política Criminal : Propuestas para un análisis tipológico
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artículo tiene como objeto la presentación de marcos teóricos para el estudio de la política criminal. Para ello expone dos propuestas de modelos de análisis de tendencias político-criminales: una que desarrolló David Garland (en “The culture of control”, 2001), que utiliza las categorías político-criminales “moderación” y “punitivismo”; y otra que desarrolló José Luís Díez Ripollés (en “Derecho penal y política criminal”, 2013), que se contrapone a la primera y propone, por otro lado, la utilización de las categorías de política criminal “inclusiva socialmente” y “exclusiva socialmente”. Con ello se busca posibilitar el desarrollo de análisis comparativos rigurosos entre las políticas criminales de Estados diferente o incluso de un mismo Estado en el transcurso del tiempo.
Descargas
Detalles del artículo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
. ed. Valencia: Tirant lo Blanch, 2013.
GARCÍA-PABLOS DE MOLINA, Antonio. Criminologia: introdução a seus fundamentos teóricos. 5.º ed. rev. e atual. São Paulo: RT, 2006.
GARLAND, David. A cultura do controle: Crime e ordem social na sociedade contemporânea. Tradução de André Nascimento. Rio de Janeiro: Revan, 2008.
MASIERO, Clara Moura; CHIES-SANTOS, Mariana. “’De volta para o passado’: políticas criminais e de segurança pública no Brasil da ditadura militar à República atual”. In: CONPEDI/UFSC (org.). ANDRADE, Vera Regina Pereira de; ÁVILA, Gustavo Noronha de; CARVALHO, Gisele Mendes de. (coord.). Criminologias e política criminal. Florianópolis: CONPEDI, 2014, p. 530-558.