Aspectos de regulación sanitaria en Brasil
Contenido principal del artículo
Resumen
Mira a algunos aspectos de la regulación de los servicios de saneamiento en Brasil, específicamente la política de regulación resultante del proceso de reforma del Estado de 1995. Cuestiona los resultados de la productividad de los servicios de agua y alcantarillado de los concesionarios y el alcance de estas medidas al consumismo usuario.
Descargas
Detalles del artículo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ARAGÃO, Alexandre Santos de. Agências reguladoras e a Evolução do Direito Administrativo Econômico. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília: 1995. http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf acesso em 10 de dezembro 2014.
BRITTO, A.L.N.P. A Regulação dos serviços de saneamento no Brasil: perspectiva histórica, contexto atual e novas exigências de uma regulação pública. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR. 9, 2001. Rio de Janeiro: Anais ANPUR, 2001, p. 1080-1093.
BUZANELLO, José Carlos. Sobre o Estatuto da Regulação no Brasil. In: Maria Teresinha Pereira Silva e Maurício Zanotelli. (Org.). Direito e Administração Pública. Curitiba: Juruá, 2011, v. 1, p. 181-198.
CONFORTO, G. A regulação e a titularidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro: v. 34, n. 5, p. 165-80,
set./out. 2000.
DALLARI, A.A.; Consórcios Públicos e Saneamento Básico. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
FARINA, E.M.M.Q.; AZEVEDO, P.F.; PICCHETTI, P. A reestruturação dos setores de infra-estrutura e a definição dos marcos regulatórios: princípios gerais, características e problemas. In: Infra-estrutura: perspectivas de reorganização, regulação. Brasília: Ipea, 1997. v. 1, p. 43-80.
FREITAS, J. Regulação de Estado, Sustentabilidade e o direito fundamental à boa Administração Pública. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
FREITAS, M.B.; FREITAS, C. A. Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano: desafios e perspectivas para o sistema único de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
GALVÃO JUNIOR, A.C.; PAGANINI, W.S. Aspectos conceituais da regulação dos serviços de água e esgoto no Brasil. São Paulo: Marco 2009.
GALVÃO JUNIOR, A.C.; XIMENES, M.A.F. Regulação: Normatização da Prestação dos Serviços de Água e Esgoto. Fortaleza: Pouchain Ramos, 2008.
GIAMBIAGI, Fábio; MOREIRA, Maurício Mesquita (Orgs.). A economia brasileira nos anos 90. Rio de Janeiro: BNDES, 2000, p.88-89.
GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito de Águas. Disciplina Jurídica das Águas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
INSTITUTO TRATA BRASIL. Situação do Saneamento no Brasil. Trata Brasil. Disponível em:
MARINHO, Maria Japiassú. Regulação dos serviços de saneamento no brasil. Tese de doutorado em economia – UFPR. Disponível http://www.economia.ufpr.br/teses%20doutorado/14%20%20maria%20do%20socorro%20japiassu%20marinho.pdf Acesso em: 7 março 2015.
MANNHEIMER, S.N. Regulação de Serviços Públicos: a ASEP-RJ. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: vol. 50, 1997.
MOREIRA, E.B. Concessão de Serviço Público: breves notas sobre a atividade empresarial concessionária. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
MELLO, Marina Figueira de. Privatização do setor de saneamento no Brasil: quatro experiências e muitas lições. Rio de Janeiro: Departamento de Economia da PUC-RIO, set. 2001. (Texto para Discussão n. 447).
NEVES, S.B.; Direito econômico e sua nova lógica para o direito administrativo: as agências reguladoras. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: vol.64, 2007.
PENA, D.S.; ABICALIL, M.T. Saneamento: os desafios do setor e a política de saneamento. In: Infra-estrutura: perspectivas de reorganização do saneamento. Brasília: Ipea, 1999, p. 107-137.
PEREIRA JUNIOR, J.T. Relação entre Concessionárias de Serviços Públicos e seus Usuários: do regular exercício ao abuso do direito. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. 500 Anos de Direito Administrativo brasileiro. Revista Brasileira de Direito Administrativo – RBDA. Ano 1, n. 1, abr/jun. 2003. Belo Horizonte: Forum, 2003. p. 181-210.
PIRES, J.C.L.; PICCININI, M. S. Regulação dos Setores de Infra-Estrutura no Brasil. Rio de Janeiro: BNDES, 1999.
PIZAIA, Márcia Gonçalves et al. A Política Regulatória do Uso da Água: estudo de caso para o Estado do Paraná. Rio de Janeiro: FGV: Cadernos EBAPE.BR, volume II, nº 3, dezembro 2004.
POSSAS, Mario Luiz et al. Regulação da concorrência nos setores de infra-estrutura no Brasil: elementos para um quadro conceitual. In: REZENDE, Fernando; PAULA, Tomás Bruginski de (Coords.). Infra-estrutura: perspectivas de reorganização. Brasília: IPEA, 1997, p. 109-111.
SAIANI, Carlos César Santejo at al. Déficit de acesso a serviços de saneamento ambiental: evidências de uma Curva Ambiental de Kuznets para o caso dos municípios brasileiros? Disponível http://www.scielo.br/pdf/ecos/v22n3/08.pdf acesso 08/03/2015.
SOUTO, M,J,V.; Audiência Pública e Regulação. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
SUTTON, R.I.; STAW, B. O que Não é Teoria. Revista de Administração de Empresas. São Paulo: ERA, v. 43, n.3, jul-set, 2003.
TOLEDO SILVA, Ricardo. Público e privado na oferta de infra-estrutura urbana no Brasil. In: Dossiê: serviços urbanos, cidade e cidadania. Disponível em www.usp.br/fau/docentes/deptecnologia/r_toledo/.../GEDIMRTS.doc, em 21 maio 2014.
VARGAS, M.C.; LIMA, R.S. Concessões Privadas de Saneamento no Brasil: bom negócio para quem? São Paulo: Ambiente & Sociedade – Vol. VII nº. 2 jul./dez. 2004.