Aspectos da Regulação de Saneamento no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ARAGÃO, Alexandre Santos de. Agências reguladoras e a Evolução do Direito Administrativo Econômico. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília: 1995. http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf acesso em 10 de dezembro 2014.
BRITTO, A.L.N.P. A Regulação dos serviços de saneamento no Brasil: perspectiva histórica, contexto atual e novas exigências de uma regulação pública. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR. 9, 2001. Rio de Janeiro: Anais ANPUR, 2001, p. 1080-1093.
BUZANELLO, José Carlos. Sobre o Estatuto da Regulação no Brasil. In: Maria Teresinha Pereira Silva e Maurício Zanotelli. (Org.). Direito e Administração Pública. Curitiba: Juruá, 2011, v. 1, p. 181-198.
CONFORTO, G. A regulação e a titularidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro: v. 34, n. 5, p. 165-80,
set./out. 2000.
DALLARI, A.A.; Consórcios Públicos e Saneamento Básico. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
FARINA, E.M.M.Q.; AZEVEDO, P.F.; PICCHETTI, P. A reestruturação dos setores de infra-estrutura e a definição dos marcos regulatórios: princípios gerais, características e problemas. In: Infra-estrutura: perspectivas de reorganização, regulação. Brasília: Ipea, 1997. v. 1, p. 43-80.
FREITAS, J. Regulação de Estado, Sustentabilidade e o direito fundamental à boa Administração Pública. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
FREITAS, M.B.; FREITAS, C. A. Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano: desafios e perspectivas para o sistema único de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
GALVÃO JUNIOR, A.C.; PAGANINI, W.S. Aspectos conceituais da regulação dos serviços de água e esgoto no Brasil. São Paulo: Marco 2009.
GALVÃO JUNIOR, A.C.; XIMENES, M.A.F. Regulação: Normatização da Prestação dos Serviços de Água e Esgoto. Fortaleza: Pouchain Ramos, 2008.
GIAMBIAGI, Fábio; MOREIRA, Maurício Mesquita (Orgs.). A economia brasileira nos anos 90. Rio de Janeiro: BNDES, 2000, p.88-89.
GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito de Águas. Disciplina Jurídica das Águas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
INSTITUTO TRATA BRASIL. Situação do Saneamento no Brasil. Trata Brasil. Disponível em:
MARINHO, Maria Japiassú. Regulação dos serviços de saneamento no brasil. Tese de doutorado em economia – UFPR. Disponível http://www.economia.ufpr.br/teses%20doutorado/14%20%20maria%20do%20socorro%20japiassu%20marinho.pdf Acesso em: 7 março 2015.
MANNHEIMER, S.N. Regulação de Serviços Públicos: a ASEP-RJ. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: vol. 50, 1997.
MOREIRA, E.B. Concessão de Serviço Público: breves notas sobre a atividade empresarial concessionária. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
MELLO, Marina Figueira de. Privatização do setor de saneamento no Brasil: quatro experiências e muitas lições. Rio de Janeiro: Departamento de Economia da PUC-RIO, set. 2001. (Texto para Discussão n. 447).
NEVES, S.B.; Direito econômico e sua nova lógica para o direito administrativo: as agências reguladoras. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: vol.64, 2007.
PENA, D.S.; ABICALIL, M.T. Saneamento: os desafios do setor e a política de saneamento. In: Infra-estrutura: perspectivas de reorganização do saneamento. Brasília: Ipea, 1999, p. 107-137.
PEREIRA JUNIOR, J.T. Relação entre Concessionárias de Serviços Públicos e seus Usuários: do regular exercício ao abuso do direito. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. 500 Anos de Direito Administrativo brasileiro. Revista Brasileira de Direito Administrativo – RBDA. Ano 1, n. 1, abr/jun. 2003. Belo Horizonte: Forum, 2003. p. 181-210.
PIRES, J.C.L.; PICCININI, M. S. Regulação dos Setores de Infra-Estrutura no Brasil. Rio de Janeiro: BNDES, 1999.
PIZAIA, Márcia Gonçalves et al. A Política Regulatória do Uso da Água: estudo de caso para o Estado do Paraná. Rio de Janeiro: FGV: Cadernos EBAPE.BR, volume II, nº 3, dezembro 2004.
POSSAS, Mario Luiz et al. Regulação da concorrência nos setores de infra-estrutura no Brasil: elementos para um quadro conceitual. In: REZENDE, Fernando; PAULA, Tomás Bruginski de (Coords.). Infra-estrutura: perspectivas de reorganização. Brasília: IPEA, 1997, p. 109-111.
SAIANI, Carlos César Santejo at al. Déficit de acesso a serviços de saneamento ambiental: evidências de uma Curva Ambiental de Kuznets para o caso dos municípios brasileiros? Disponível http://www.scielo.br/pdf/ecos/v22n3/08.pdf acesso 08/03/2015.
SOUTO, M,J,V.; Audiência Pública e Regulação. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro: Edição Especial, 2012.
SUTTON, R.I.; STAW, B. O que Não é Teoria. Revista de Administração de Empresas. São Paulo: ERA, v. 43, n.3, jul-set, 2003.
TOLEDO SILVA, Ricardo. Público e privado na oferta de infra-estrutura urbana no Brasil. In: Dossiê: serviços urbanos, cidade e cidadania. Disponível em www.usp.br/fau/docentes/deptecnologia/r_toledo/.../GEDIMRTS.doc, em 21 maio 2014.
VARGAS, M.C.; LIMA, R.S. Concessões Privadas de Saneamento no Brasil: bom negócio para quem? São Paulo: Ambiente & Sociedade – Vol. VII nº. 2 jul./dez. 2004.