DA (IN) EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS À DENEGAÇÃO DE DIREITOS POLÍTICOS: REFLEXÕES CONSTITUCIONAIS
Contenido principal del artículo
Resumen
Os desafios da democracia, no sentido de promover e efetivar uma cidadania capaz de consagrar os direitos humanos no Estado democrático atual é tema de inúmeras interlocuções. A Constituição Federal Brasileira traz o voto como uma das formas mais importantes de exercício da cidadania. Seguindo este ideário, através de uma abordagem doutrinária que segue o método hipotético dedutivo, o texto tem como objetivo fomentar a reflexão acerca da atual conjuntura constitucional, pontualmente sobre a denegação do direito político ao voto do preso provisório. Verifica-se que tal situação representa a privação do exercício de um direito fundamental – o direito ao voto.
Descargas
Detalles del artículo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BRASIL. Lei nº 8.239, de 4 de Outubro de 1991. Disponível em:
___________. Tribunal Superior Eleitoral. Recurso Ordinário nº 1069/RJ. Relator: Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira, julgado em 20.09.2006.
___________. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário nº 179502.6/SP. Relator: Ministro Moreira Alves, julgado em 31.05.1995.
___________. Tribunal Superior Eleitoral. Recurso Ordinário nº 811 – Afrânio/PE, Relator: Ministro Carlos Eduardo Caputo Bastos, julgado em 25.11.2004.
___________. Vade Mecum RT. 5 ed. re. ampl. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.
CÂNDIDO, Joel J. Inelegibilidades no Direito Brasileiro. 2 ed., ver., ampl. e atual. Bauru-SP: EDIPRO, 2003.
CARRERAS, Francesc de & VALLES, Josep M. Las Elecciones. Barcelona: Blume, 1977. Tradução livre.
CINTRA JUNIOR, Dyrceu Aguiar Dias. A suspensão dos direitos políticos em face dos princípios da individualização da pena e da proporcionalidade. In: Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo: Revista dos Tribunais. Ano 4. n. 15, jul/set. 1996.
COÊLHO, Marcus Vinícius Furtado. Direito eleitoral e processo eleitoral. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos. Disponível em:
DÓRIA, Sampaio. Comentários à Constituição de 1946. São Paulo: Max Limonad Editor, 1960. v. 2.
HAURIOU, Maurice. Princípios de derecho publico y constitucional. Tradução de Carlos Ruiz del Castillo. Granada: Comares, 2003.
KIMURA, Alexandre Issa. Manual de direito eleitoral. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2006.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 13.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NIESS, Pedro Henrique Távora. 1950. Direitos Políticos – Elegibilidade, inelegibilidade e ações eleitorais. 2ª ed. revista e atualizada. Bauru, SP: Edipro, 2000.
PAIVA, Maria Arair Pinto. Direito Político do Sufrágio no Brasil (1822 – 1982). Brasília: Thesaurus, 1985.
PUGGINA, Rodrigo. O Direito de Voto do Preso. Revista da AJURIS, dez. 2006, Ano XXXIII, v. 33, n. 104. Porto Alegre/RS.
REALE, Miguel. Teoria do direito e do Estado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. 18.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 21. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.
ZILIO, Rodrigo López. Direito Eleitoral: noções preliminares, elegibilidade e inelegibilidade, processo eleitoral (da convenção à prestação de contas), ações eleitorais. Verbo Jurídico, 2008, Porto Alegre.