Princípio da Subsidiariedade e Democracia: Uma Abordagem na Perspectiva do Direito Comunitário Europeu
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
CAMPOS, João Mota de. Direito Comunitário. v.1, 8. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
CONVENÇÃO EUROPEIA. [Conselho Europeu de Laeken, instituída em Dezembro de 2001, congrega representantes dos governos, dos parlamentos nacionais, do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia]. Disponível em:
COELHO, Carlos. A convenção sobre o futuro da Europa. Disponível em http://www.carloscoelho.org/dossiers/convencao/?conv=5. Acesso em: 10 maio 2015.
ESTELLA, Antonio. The EU principle of subsidiarity and its critique. Nova Iorque: Oxford University Press, 2002.
FILHO, Marçal Justen. União Europeia: a esperança de um mundo novo. Revista da Faculdade de Direito da UFPR. v. 31. p. 65-125, 1999.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Curitiba: Positivo, 2004.
GONÇALVES, Vânia Mara Nascimento. Estado, sociedade civil e princípio da subsidiariedade na era da globalização. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
HORTA, Raul Machado Horta. Federalismo e o princípio da subsidiariedade. Revista do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Belo Horizonte: Del Rey, p. 13-26, 2003.
KNEIPP, Bruno Burgarelli Albergaria. O direito do consumidor e a cidadania. Lições de cidadania. Brasília: OAB Editora, 2003, p. 123-135.
______. A pluralidade de partidos políticos. Belo Horizonte: Del Rey. 2002.
LEAL, Rosemiro Pereira. et. al. Curso de Direito Econômico-Comunitário. Porto Alegre: Síntese, 2001.
______. Teoria processual da decisão jurídica. São Paulo: Landy. 2002.
LINHARES, Marcel Queiroz. O Estado Social e o princípio da subsidiariedade: reflexos sobre o conceito de serviço público. Revista da Faculdade de Direito da UFPR. v 33. p. 209-223, 2000.
MARTINS, Margarida Salema d’Oliveira, O princípio da subsidiariedade em perspectiva jurídico-política. Coimbra: Coimbra Editora, 2003.
PARECER COM (2011)634. Proposta de alteração do Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho, que altera os Regulamentos (CE) n. 1290/2005 e (CE) n. 1234/2007 do Conselho, referente à distribuição de gêneros alimentícios às pessoas mais necessitadas da união. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ipex.eu%2FIPEXL-WEB%2Fdossier%2Ffiles%2Fdownload%2F082dbcc533b5feef0134191b6a6a46d4.do&ei=9ZFmVeCEOcPlsATPhIHAAw&usg=AFQjCNFUBaiAW2EBjF72zP7E5d62wGHZgA&bvm=bv.93990622,d.cWc.
Aceso em: 28 maio 2015.
QUADROS, Fausto de. O princípio da subsidiariedade no Direito Comunitário após o Tratado da União Europeia. Coimbra: Livraria Almedina. 1995.
SILVEIRA, Renata Marcheti. O princípio da subsidiariedade como corolário do Direito Comunitário Europeu. Revista Síntese de Direito Processual Civil, São Paulo, v.2, n. 8., p. 43-47, nov./dez, 2000.
TORRES, Silvia Faber. O princípio da subsidiariedade no direito público contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
VILHENA, Maria do Rosário, O princípio da subsidiariedade no direito comunitário. Coimbra, Almedina, 2002.