As Dimensões da Sociedade Através da Metateoria do Direito Fraterno: Um Espaço para a Análise do Direito à Saúde
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As matrizes teóricas da metateoria do Direito Fraterno indicam novas perspectivas para a sociedade cosmopolita, eis que busca a analise transdisciplinar da sociedade e dos seus fenômenos sociais. Neste cenário encontram-se os aportes sócio jurídicos para repensarmos a saúde e seus determinantes sociais. Logo, o presente artigo tem como objetivo fomentar a interlocução entre sociedade, direito e fraternidade, no intento de efetivar e proteger direitos como a saúde. Através de um estudo bibliográfico, tendo como método de abordagem o hipotético-dedutivo, verificou-se que o Direito Fraterno consolida-se como instrumento baseado nos direitos humanos e na humanidade como lugar comum.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BECK, Ulrich. Lo Sguardo Cosmopolita. Carocci: Roma, 2005.
DALLARI, Sueli Gandolfi.. A saúde do brasileiro. São Paulo Paulo: Editora Moderna, 1987.
JHERING, Rudolf von. A finalidade do Direito. Campinas: Bookseller, 2002.
OST, François. O Tempo do Direito. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
PETRELLA, Riccardo. Il manifesto dell’acqua: Il diritto alla vita per tutti. Torino: Edizioni Gruppo Abele, 2005a.
______. Distruzione della convivenza sociale. In: RICOVERI, Giovanna (org.). Beni comuni fra tradizione e futuro. Bologna: Editrice Missionária Italiana, 2005b.
PORTARIA Nº 91/GM DE 10 DE JANEIRO DE 2007. Regulamenta a unificação do processo de pactuação de indicadores e estabelece os indicadores do Pacto pela Saúde, a serem pactuados por municípios, estados e Distrito Federal.
PUNZI, A. L`ordine giuridici delle macchine. Gianppichelli, Torino, 2003.
RELATÓRIO da Comissão Nacional de Determinantes Sociais em Saúde. Disponível em: http://www.determinantes.fiocruz.org.br>. Acesso em março de 2016.
RESTA, Eligio. Diritti umani. Torino: UTET. 2006, Inédito.
______. Per un Diritto Fraterno. In: FINELLI, R. (et. al). Globalizzazione e Diritti Futuri. Roma: Manif, 2004.
______. O Direito Fraterno. Trad. Sandra Regina Martini Vial (coordenação). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
______. Il Diritto fraterno. Roma: Laterza, 2002.
______. La certezza e la speranza. 2 ed. Roma: Bari, 1992.
RODOTÀ,Stefano. La vita e le regole – Tra diritto e non diritto. Milano: Feltrinelli, 2006.