ANÁLISE ECONÔMICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA DA PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA: RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE FACILIDADE NEGOCIAL E O CUSTO TRANSACIONAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como escopo elucidar a relação entre o grau de facilidade negocial e o custo transacional, apontando as serventias notariais e de registro como as instituições destinadas centrais nessa discussão. A análise dos indicadores dos relatórios Doing Business
2015 e 2016, do Banco Mundial, permite orientar a solução do problema. O grau de segurança jurídica proporcionada pelos registros públicos de tradição romano-germânica centraliza as discussões. Necessária a abordagem das origens da propriedade privada e do regime registral e notarial adotados no Brasil. O texto é traduz a Análise Econômica do sistema de proteção imobiliária vigente.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AHRENS, Luis Roberto; KNOERR, Viviane Coêlho de Séllos (Orient.). Segurança institucional e desenvolvimento. Curitiba, 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania) - Centro Universitario Curitiba, Curitiba, 2012.
BANCO MUNDIAL. Relatório Doing Business 2015. Disponível em:
<https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/20483/DB15-Full- Report.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 16/01/2016.
BANDO MUNDIAL. Relatório Doing Business 2016. Disponível em:
<http://portugues.doingbusiness.org/~/media/GIAWB/Doing%20Business/Documents/Annua l-Reports/English/DB16-Full-Report.pdf>. Acesso em 17/01/2016.
BRANDELLI, Leonardo. Teoria geral do direito notarial. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
CARVALHO, Afrânio de. Instituições de direito privado. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1980.
CONSTANTINO, Rodrigo. Despachante e burocracia: os brasileiros espertos e os americanos bobalhões. Disponível em <http://rodrigoconstantino.com/artigos/despachante-e-burocracia- os-brasileiros-espertos-e-os-americanos-bobalhoes/>. Acesso em 16/01/2016.
ESTUDANTES PELA LIBERDADE. Ranking de liberdade econômica. Disponível em <http://www.liberdadeeconomica.com.br>. Acesso em 16/01/2016.
IORIO, Ubiratan Jorge. Dez lições fundamentais de economia austríaca. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2013.
LIMA, Frederico Henrique Viegas de. O registro de direitos diante da crise imobiliária global. In: Revista de Direito Imobiliário. São Paulo, ano 37, vol. 77, jul/dez. 2014.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Tradução de Sueli Tomazini Barros Cassal. São Paulo: L&PM Editores, 2011.
OLIVEIRA, Marcelo Salaroli de. Publicidade registral imobiliária. São Paulo: Saraiva, 2010. RIBEIRO, Marcia Carla Pereira; KLEIN, Vinícius (Coord). O que é análise econômica do direito: uma introdução. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 24ª ed. rev. atual. São Paulo: Malheiros, 2005.