O SISTEMA DE DECISÕES VINCULANTES E O DEVER DE FUNDAMENTAÇÃO: AS POSSÍVEIS MITIGAÇÕES AO ART. 489, § 1ª, CPC

Conteúdo do artigo principal

ANNE HARLLE LIMA DA SILVA MORAES
http://orcid.org/0000-0002-0950-8754
BERNARDO SILVA DE SEIXAS
http://orcid.org/0000-0003-2924-620X
BRUNO CARVALHO MARQUES DOS SANTOS
http://orcid.org/0000-0001-9500-1513

Resumo

O presente trabalho examina a temática dos precedentes judiciais no ordenamento jurídico brasileiro. A delimitação do tema dialoga com o dever de fundamentação contido no art. 489, §1°, CPC que instrumentaliza o art. 93, IX, Constituição Federal. A problemática do trabalho se debruça sobre se há ou não necessidade do órgão jurisdicional analisar as decisões não vinculantes suscitadas pelas partes em seus atos judiciais. A metodologia empregada foi a hipotética dedutiva. Se busca alcançar o resultado da pesquisa em revelar uma resposta constitucionalmente adequada para como o órgão do Poder Judiciário deve proceder no momento de fundamentar seus pronunciamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA DA SILVA MORAES, ANNE HARLLE; SILVA DE SEIXAS, BERNARDO; CARVALHO MARQUES DOS SANTOS, BRUNO. O SISTEMA DE DECISÕES VINCULANTES E O DEVER DE FUNDAMENTAÇÃO: AS POSSÍVEIS MITIGAÇÕES AO ART. 489, § 1ª, CPC. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 6, n. 2, p. 01–19, 2020. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0243/2020.v6i2.7136. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitocivil/article/view/7136. Acesso em: 15 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

ANNE HARLLE LIMA DA SILVA MORAES, Faculdade Autônoma de Direito - FADISP

Doutoranda em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP/ALFA, 2018). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Alves Faria (ALFA/GO, 2016)

BERNARDO SILVA DE SEIXAS, Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP/ALFA

Doutorando em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP. Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru – ITE/Bauru. Especialista em Processual Constitucional e Garantia de Direitos pela Universidade de Pisa – Itália. Especialista em Direito Processual pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Professor de Pós-graduação Lato Sensu em Direito da Universidade Federal do Amazonas e do CIESA. Professor de Graduação em Direito da UFAM e CIESA. Advogado licenciado. Assessor de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

BRUNO CARVALHO MARQUES DOS SANTOS, Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP.

Doutorando em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP/ALFA, 2018). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Candido Mendes (UCAM/RJ, 2016). Especialista em Direito Público pela Fundação Escola de Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ/RJ, 2008). Possui MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ, 2012).  Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ, 2006). É Professor da Universidade Gama e Souza, atuando na disciplina de Direito do Administrativo

Referências

ABBOUD, Georges; CARNIO, Henrique Garbellini; OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Introdução à Teoria e à Filosofia do Direito. São Paulo : Revista dos Tribunais, 2015.

ABBOUD, Georges. Processo Constitucional Brasileiro. São Paulo : Revista dos Tribunais, 2016.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral do Direito. São Paulo : Martins Fontes, 2010.

BUENO, Cassio Scarpinella. Manual de Direito Processual Civil : inteiramente estruturado à luz do Novo CPC. São Paulo : Saraiva, 2015.

DAVID, René. Os Grandes Sistemas do Direito Contemporâneo. São Paulo : Martins Fontes, 2012.

DE CICCO, Cláudio. História do Direito e do Pensamento Jurídico. São Paulo : Saraiva, 2017.

FINE, TONI M. Introdução ao Sistema Jurídico Anglo-Americano. São Paulo : Wmf Martins Fontes, 2011.

KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. São Paulo : Martins Fontes, 2016.

LUIZ, Fernando Vieira. Teoria da Decisão Judicial : Dos Paradigmas de Ricardo Lorenzetti à Resposta Adequada à Constituição de Lênio Streck. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2013.

LUNARDI, Soraya. Teoria do Processo Constitucional : Análise de sua autonomia, natureza e elementos. São Paulo : Atlas, 2013.

ROTHENBURG, Walter Claudius. Princípios Constitucionais. Sergio Antonio Fabris : Porto

Alegre, 1999.

SEIXAS, Bernardo Silva de. Inconstitucionalidade por Omissão : A Proteção da Constituição Contra o Silêncio do Legislador. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 2016.

TAVARES, André Ramos. A Inconsistência do Tribunal Constitucional como “Legislador Negativo” em face de Técnicas Avançadas de Decisão Judicial. In Revista Brasileira de Estudos Constitucionais – RBEC, ano 04, n. 15, Belo Horizonte, jul./set. 2010.