O SISTEMA DE DECISÕES VINCULANTES E O DEVER DE FUNDAMENTAÇÃO: AS POSSÍVEIS MITIGAÇÕES AO ART. 489, § 1ª, CPC

Contenido principal del artículo

ANNE HARLLE LIMA DA SILVA MORAES
http://orcid.org/0000-0002-0950-8754
BERNARDO SILVA DE SEIXAS
http://orcid.org/0000-0003-2924-620X
BRUNO CARVALHO MARQUES DOS SANTOS
http://orcid.org/0000-0001-9500-1513

Resumen

O presente trabalho examina a temática dos precedentes judiciais no ordenamento jurídico brasileiro. A delimitação do tema dialoga com o dever de fundamentação contido no art. 489, §1°, CPC que instrumentaliza o art. 93, IX, Constituição Federal. A problemática do trabalho se debruça sobre se há ou não necessidade do órgão jurisdicional analisar as decisões não vinculantes suscitadas pelas partes em seus atos judiciais. A metodologia empregada foi a hipotética dedutiva. Se busca alcançar o resultado da pesquisa em revelar uma resposta constitucionalmente adequada para como o órgão do Poder Judiciário deve proceder no momento de fundamentar seus pronunciamentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
LIMA DA SILVA MORAES, ANNE HARLLE; SILVA DE SEIXAS, BERNARDO; CARVALHO MARQUES DOS SANTOS, BRUNO. O SISTEMA DE DECISÕES VINCULANTES E O DEVER DE FUNDAMENTAÇÃO: AS POSSÍVEIS MITIGAÇÕES AO ART. 489, § 1ª, CPC. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 6, n. 2, p. 01–19, 2020. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0243/2020.v6i2.7136. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitocivil/article/view/7136. Acesso em: 27 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

ANNE HARLLE LIMA DA SILVA MORAES, Faculdade Autônoma de Direito - FADISP

Doutoranda em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP/ALFA, 2018). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Alves Faria (ALFA/GO, 2016)

BERNARDO SILVA DE SEIXAS, Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP/ALFA

Doutorando em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP. Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru – ITE/Bauru. Especialista em Processual Constitucional e Garantia de Direitos pela Universidade de Pisa – Itália. Especialista em Direito Processual pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Professor de Pós-graduação Lato Sensu em Direito da Universidade Federal do Amazonas e do CIESA. Professor de Graduação em Direito da UFAM e CIESA. Advogado licenciado. Assessor de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

BRUNO CARVALHO MARQUES DOS SANTOS, Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP.

Doutorando em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP/ALFA, 2018). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Candido Mendes (UCAM/RJ, 2016). Especialista em Direito Público pela Fundação Escola de Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ/RJ, 2008). Possui MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ, 2012).  Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ, 2006). É Professor da Universidade Gama e Souza, atuando na disciplina de Direito do Administrativo

Citas

ABBOUD, Georges; CARNIO, Henrique Garbellini; OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Introdução à Teoria e à Filosofia do Direito. São Paulo : Revista dos Tribunais, 2015.

ABBOUD, Georges. Processo Constitucional Brasileiro. São Paulo : Revista dos Tribunais, 2016.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral do Direito. São Paulo : Martins Fontes, 2010.

BUENO, Cassio Scarpinella. Manual de Direito Processual Civil : inteiramente estruturado à luz do Novo CPC. São Paulo : Saraiva, 2015.

DAVID, René. Os Grandes Sistemas do Direito Contemporâneo. São Paulo : Martins Fontes, 2012.

DE CICCO, Cláudio. História do Direito e do Pensamento Jurídico. São Paulo : Saraiva, 2017.

FINE, TONI M. Introdução ao Sistema Jurídico Anglo-Americano. São Paulo : Wmf Martins Fontes, 2011.

KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. São Paulo : Martins Fontes, 2016.

LUIZ, Fernando Vieira. Teoria da Decisão Judicial : Dos Paradigmas de Ricardo Lorenzetti à Resposta Adequada à Constituição de Lênio Streck. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2013.

LUNARDI, Soraya. Teoria do Processo Constitucional : Análise de sua autonomia, natureza e elementos. São Paulo : Atlas, 2013.

ROTHENBURG, Walter Claudius. Princípios Constitucionais. Sergio Antonio Fabris : Porto

Alegre, 1999.

SEIXAS, Bernardo Silva de. Inconstitucionalidade por Omissão : A Proteção da Constituição Contra o Silêncio do Legislador. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 2016.

TAVARES, André Ramos. A Inconsistência do Tribunal Constitucional como “Legislador Negativo” em face de Técnicas Avançadas de Decisão Judicial. In Revista Brasileira de Estudos Constitucionais – RBEC, ano 04, n. 15, Belo Horizonte, jul./set. 2010.