Adequação do Registro Civil de Pessoas Transgênero
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BITTAR , Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
BORGES, Roxana Cardoso Brasileiro. Disponibilidade dos direitos de personalidade e autonomia privada. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
BRANDELLI, Leonardo. Nome civil da pessoa natural. São Paulo: Saraiva, 2012.
CHAVES, ANTONIO. Direitos à vida, ao próprio corpo, e as partes do mesmo corpo. Esterilização e operações cirúrgicas, para “mudança de sexo”. Direito ao cadáver e às partes do mesmo. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/181032/000360067.pdf?sequence=3. Acesso em 30/05/2017.
_________________. Os direitos fundamentais da personalidade moral (à integridade psíquica, à segurança, à honra, ao nome, à imagem, à intimidade). Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/181075/000362684.pdf?sequence=3.Acesso em 30/05/2017.
GONÇALVES, Camila de Jesus Mello. Transexualidade e Direitos Humanos: o reconhecimento da identidade de gênero entre os direitos da personalidade. Curitiba: Juruá Editora, 2014.
MATTIA, Fabio Maria. Direitos da personalidade II. Enciclopédia Saraiva do Direito. coord. Rubens Limongi França. v. 28. São Paulo: Saraiva, 1977.
CUNHA, Leandro Reinaldo. Identidade e redesignação de gênero: aspectos da personalidade, da família e da responsabilidade civil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
SANCHES, Patrícia Corrêa. Diversidade sexual e direito homoafetivo. Maria Berenice Dias (coord.). 2. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: RT, 2014.
REUNIÃO INTERNACIONAL DE ESPECIALISTAS EM LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO. Princípios de Yogyakarta. Yogyakarta, Indonésia: Universidade Gadjah Mada, 2006. Disponível em [www.dhnet.org.br/direitos/sos/gays/principios_de_yogyakarta.pdf]. Acesso em: 30.08.2022.