A ALIENAÇÃO DOS BENS DO DEVEDOR NA FALÊNCIA: DO CONTRATO DE UNIÃO À REALIZAÇÃO DO ATIVO NA LEI Nº 11.101/2005

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves
João Pedro Werneck

Resumo

O artigo tem por finalidade estudar a fase da realização do ativo no processo falimentar, etapa da liquidação, sob uma perspectiva histórica, expondo a evolução do tratamento legislativo. Para tanto, o estudo, que se utiliza do método dedutivo e pesquisas bibliográfica e histórica, desdobra-se em duas partes: primeiro, examinar-se-á a disciplina prevista no Código Comercial e as inovações legislativas que lhe seguiram até a promulgação do Decreto-lei nº 7.661/1945; na sequência, serão analisadas as disposições da legislação vigente, ou seja, a Lei nº 11.101/2005, em comparação com a legislação anterior, considerando-se, ainda, a reforma de 2020 com a Lei nº 14.112. Como constatado ao final da pesquisa, a realização do ativo constitui uma fase importantíssima do processo falimentar, cujo tratamento legislativo adquiriu maior complexidade e maturidade com o decorrer do tempo, a partir da edição de cada diploma legal. Em contraste à tímida disciplina do vetusto Código Comercial de 1850, atualmente a realização do ativo dispõe de regime detalhado, destacado em seção própria e consubstanciado em mais de uma dezena de artigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA DE ASSUMPÇÃO ALVES, Alexandre; WERNECK, João Pedro. A ALIENAÇÃO DOS BENS DO DEVEDOR NA FALÊNCIA: DO CONTRATO DE UNIÃO À REALIZAÇÃO DO ATIVO NA LEI Nº 11.101/2005. Revista Brasileira de Direito Empresarial, Florianopolis, Brasil, v. 9, n. 1, p. 43– 64, 2023. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0235/2023.v9i1.9617. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/9617. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves

Doutor em Direito pela UERJ. Professor titular de direito empresarial da Faculdade de Direito da UFRJ (graduação). Professor associado de direito empresarial  no PPGD da UERJ, linha de pesquisa Empresa e Atividades Econômicas. Membro das comissões de direito empresarial da OAB/RJ e do IAB. Contato: alesaa@direito.uerj.br.

João Pedro Werneck

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrando em Direito da Empresa e Atividades Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Advogado de Renteria Advogados. Contato: jpw@renteria.adv.br.

Referências

ÁLVARES, Walter T. Direito Falimentar. 6.ed. rev. e atual. São Paulo: Sugestões Literárias, 1977.

CAMPINHO, Sérgio. Falência e recuperação de empresa: O novo regime da insolvência empresarial. 6.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2012.

CEREZETTI, Sheila Christina Neder. A recuperação judicial de sociedade por ações: o princípio da preservação da empresa na lei de recuperação e falência. São Paulo: Malheiros, 2012.

COELHO, Fábio Ulhoa. Comentários à nova lei de falências e de recuperação de empresas. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

LACERDA, J. C. Sampaio de. Manual de Direito Falimentar. 14.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999.

MENDONÇA, José Xavier Carvalho de. Tratado de Direito Comercial Brasileiro. v. VIII. 6.ed. atualizada por Roberto Carvalho de Mendonça. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1959.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado. t. III. Atualizado por Marcos Bernardes de Mello e Marcos Ehrhardt Jr. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

ORLANDO, Salustiano. Codigo Commercial do Imperio do Brazil. 3.ed. Rio de Janeiro: Laemmert, 1878.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. v. 3. rev. e atual. por Caitlin Mulholland. 22.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Falimentar. v. 1. 17.ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TELLECHEA, Rodrigo; SCALZILLI, João Pedro; SPINELLI, Luiz Felipe. História do Direito Falimentar: da execução pessoal à preservação da empresa. São Paulo: Almedina, 2018.

VALVERDE, Trajano de Miranda. Comentários à lei de falências. 4.ed. rev. e atualizada por J. A. Penalva Santos e Paulo Penalva Santos. Rio de Janeiro: Forense, 1999.