A CONSAGRAÇÃO DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA COMO ESPAÇO ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA HUMANA

Márcia Cristina dos Santos Rêgo

Resumo


Tem-se por objetivo central compreender a consagração da família contemporânea como espaço essencial ao desenvolvimento da pessoa humana. Trata-se de pesquisa bibliográfica qualitativa, com enfoque indutivo. Estrutura-se em dois tópicos principais. A um, faz-se uma analise de documentos históricos relevantes à compreensão do panorama jurídico da família contemporânea, em especial no contexto do constitucionalismo social e da consolidação progressiva dos direitos humanos. A dois, a compreensão da centralidade da pessoa humana na ordem vigente permite compreender que a essencialidade da família ao desenvolvimento da pessoa humana reside na sua instrumentalidade da proteção e da humanização de indivíduos e da sociedade.


Palavras-chave


Família contemporânea. Direitos humanos. Desenvolvimento da dessoa humana.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR JÚNIOR, R. R. A unificação supranacional do direito de família. Informativo Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Brasília, DF, v. 11, n. 2, p. 169-189, jul./dez. 1999. Disponível em: https://bityli.com/Yakxx. Acesso em: 29 jul. 2019.

CAMPOS, D. L.; CAMPOS, Mônica, M. Lições de Direito da Família. 4. ed. Coimbra: Almedina, 2018.

MEDINA, M. C. Direito de Família. Lisboa: Escolar, 2011.

MIRANDA, J. Sobre a relevância constitucional da família. Revista da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Porto, v. 11, p. 77-93, 2014.

PEREIRA, M. S. Direito da Família. 2. ed. Lisboa: AFFDL, 2018.

PINHEIRO, J. D. Estudos de direito da família e das crianças. Lisboa: AAFDL, 2015.

PINHEIRO, J. D. O direito da família contemporâneo. Coimbra: Almedina, 2016.

RÊGO, Márcia Cristina dos Santos. Definição jurídica de família à luz dos direitos humanos. 2021, 234 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-graduação em Direito e Universidade de Lisboa, Faculdade de Direito, Belém, 2020.

ROCHA, C. L. A. Vida digna: direito, ética e ciência. In: ROCHA, C. L. A. (coord.). O direito à vida digna. Belo Horizonte: Fórum, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0227/2021.v7i1.7602

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.