A CRISE DA SOBERANIA DO ESTADO MODERNO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÕES NO MEIO DO CAMINHO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva analisar os reflexos e consequências da pandemia do Covid-19 na discussão da crise da soberania do Estado Moderno. Neste sentido, analisa-se o caminho do conceito de soberania ao longo da história e as características da crise no Estado Moderno. Em seguida, observa-se a atuação estatal do Brasil frente às orientações da Organização Mundial da Saúde, e como esta reacendeu a discussão acerca da necessidade - ou não - de fortalecimento do agente estatal, bem como a urgência em realização do “constitucionalismo global” proposto por Luigi Ferrajoli. Adota-se uma postura metodológica indutiva como caminho metodológico da investigação.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BBC BRASIL. O que é pandemia e o que muda com declaração da OMS sobre o novo coronavírus. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51363153 Acesso em 28 de agosto de 2020.
BBC BRASIL. Coronavírus: os sete erros que põem Brasil na rota do 'lockdown', segundo especialistas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52551974. Acesso em 02 de setembro de 2020.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política.
Tradução de Carmen C. Varriale et al. 11. ed. Brasília: UnB, 1998.
BUSS, Paulo M.; ALCAZAR, Santiago; GALVAO, Luiz Augusto. Pandemia pela Covid-19 e multilateralismo: reflexões a meio do caminho. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 99, p. 45-64, agosto 2020.
CENCI, Elve Miguel. Globalização, Estado-nação e regimes supranacionais. In: XVI Encontro Preparatório do CONPEDI, 2007, Campos dos Goytacazes. Anais CONPEDI/Campos dos Goytacazes. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007. v. I. Disponível em:http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/campos/elve_miguel_cenci.pdf Acesso em: 03 de setembro de 2020
CENCI, Elve Miguel; MUNIZ, Tânia Lobo. Esplendor e Crise do Constitucionalismo Global. Sequência (Florianópolis), Florianópolis, n. 84, p. 89-108, Abril 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177 Acesso em 29 de agosto de 2020.
CRUZ, Paulo Márcio. Soberania e superação do Estado constitucional moderno. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, n. 2, p. 69-98, 13 ago. 2007.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 29ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
FARIA, José Eduardo. A globalização econômica e sua arquitetura jurídica (dez tendências do direito contemporâneo). Texto preparado para o Congresso Jurídico Globalización, Riesgo y Medio Ambiente – Universidad de Granada. Disponível em: https://www.academia.edu/43010889/A_globaliza%C3%A7%C3%A3o_econ%C3%B4mica_e_sua_arquitetura_jur%C3%ADdica_dez_tend%C3%AAncias_do_direito_contempor%C3%A2neo. Acesso em 01 de setembro de 2020.
_______. Direitos humanos e globalização econômica: notas para uma discussão. Estud. av., São Paulo, v. 11, n. 30, 1997.
FERRAJOLI, Luigi. A soberania no mundo moderno. Tradução de Carlo Coccioli e Márcio Lauria Filho. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
_______. Il virus mette la globalizzazione con i piedi per terra. Il Manifesto, 17 de março 2020. Disponível em: https://ilmanifesto.it/il-virus-mette-la-globalizzazione-con-i-piedi-per-terra/ . Acesso em 02 de setembro de 2020.
_______. Principia Iuris – Teoría del derecho y de la democracia 2: Teoría de la democracia. Madrid: Trotta, 2013.
_______. Derechos y garantias: la ley del más débil Madrid: Trotta, 4ª edição, 1999.
HABERMAS, Jürgen. A constelação Pós-nacional. São Paulo: Littera Mundi, 2001.
MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. As determinações da OMS são vinculantes ao Brasil? In: Conselho Federal da OAB, Notícias, 28 de março 2020. Disponível em: www.oab.org.br/noticia/58018. Acesso em 02 de set. de 2020
_______. Responsabilidade Internacional dos Estados por Epidemias e Pandemias Transnacionais: O Caso da Covid-19 provinda da República Popular da China. Revista de Direito Civil Contemporâneo, vol. 23, 2020,
RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. – 6. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
SILVA, C. T. L. da; PICININ, G. L. Paz de vestefália e soberania absoluta. In: Revista do direito público, Londrina, v.10, n.1, p.127-150, jan./abr.2015.
TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Os Tribunais Internacionais Contemporâneos. Brasília: FUNAG, 2013.
TINOCO, Adriana. O que é uma supernova e como ela se forma? In: Socientífica. 2020. Disponível em: https://socientifica.com.br/o-que-e-uma-supernova-e-como-ela-se-forma/. Acesso em 01 de setembro de 2020.