Imunidade Tributária do ITBI (Imposto Sobre A Transmissão Inter Vivos) e Direito Fundamental à Memória do Patrimônio Cultural em Negócios Jurídicos Sobre Bens Imóveis Tombados

Humberto Luis Versola

Resumo


O presente artigo tem por objetivo geral realizar um breve estudo do ponto de vista jurídico da implantação de um sistema tributário ambiental-cultural, através do qual o ITBI (Imposto sobre transmissão inter vivos) possa ser utilizado como instrumento jurídico-econômico na política de gestão do direito fundamental à memória, uma vez que a tutela do patrimônio cultural, indiscutivelmente, tornou-se um tema a ser enfrentado a partir da perspectiva de uma vida humana com dignidade. Sobre o assunto, nossa Constituição dispõe como direito fundamental o direito à memória, e por conseguinte, o Estado passou a ter o dever jurídico obrigacional de elaborar e implantar políticas públicas que materializem a realização desse direito. Surge assim, a necessidade de implantação de uma política pública tributária de natureza constitucional que amplie os incentivos legais infra-constitucionais na preservação da memória e ainda, atue na resolução da colisão entre os direitos fundamentais da memória e da propriedade, a qual será alcançada através da implantação da imunidade objetiva em negócios jurídicos sobre bens imóveis tombados. Evidenciar-se-á, portanto, a adoção do ITBI como um instrumento de implementação de uma política pública garantidora da adequada gestão do direito fundamental à memória do patrimônio cultural e, sobretudo, na construção de um sistema jurídico plenamente capaz de torná-lo aplicável na tutela ambiental-cultural preservacionista e, assim, obter a plenitude da dignidade da pessoa humana. Adota-se, para os fins de desenvolvimento do presente artigo, o método jurídico-dedutivo, através da análise qualitativa consolidada pelo levantamento legislativo e bibliográfico, a fim de se obter fundamentos suficientes para a compreensão do alcance e conteúdo do tema em debate.


Palavras-chave


Itbi;Imunidade;Negócios jurídicos;Tombamento;Direito fundamental à memória

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRE, Ricardo. Direito tributário esquematizado. 7.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2013, p. 301.

AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BARCELLOS, Ana Paula. Alguns Parâmetros Normativos para a Ponderação Constitucional, in: Luis Roberto Barroso (Org.), A Nova Interpretação Constitucional. Ponderação, Direitos Fundamentais e Relações Privadas. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

BARRETO, Aires F. Curso de direito tributário municipal. São Paulo: Saraiva, 2009.

BECKER, Alfredo Augusto. Teoria geral do direito tributário. 4.ed. São Paulo: Noeses,

CADAMURO, Lucas Garcia; VINHA JÚNIOR, Pedro. A ponderação entre os direitos fundamentais de propriedade e da efetiva prestação jurisdicional.Bandeirantes: Redige, 2014.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 27ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 19.ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2007.

DANTAS, Fabiana Santos. Direito Fundamental à memória. Curitiba: Juruá, 2010.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 27ª ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 131.

FARIAS, Edilsom Pereira de. Colisão de Direito. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2000. FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin. Curso de Direito Ambiental. 6ªed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 28. ed. São Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2007.

MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo: Meio ambiente, consumidor e outros interesses difusos e coletivos. 6ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.

MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: a gestão ambiental em foco: doutrina, jurisprudência, glosário. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

OLIVEIRA, José Marcos Domingues. Direito tributário e meio ambiente. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

OLIVEIRA, Regis Fernandes de. Curso de direito financeiro. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

OLIVEIRA, Umberto Machado. Princípios de direito agrário na constituição vigente. 1ª ed. (2004), 2ª tir./Curitiba: Juruá, 2006.

OLSEN, Ana Carolina Lopes. Direitos fundamentais sociais: efetividade frente à reserva do possível. Curitiba: Juruá, 2012.

PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Manual de direitos humanos. São Paulo: Método, 2006.

PINZ, Greice Moreira. A responsabilidade ambiental pós-consumo e sua concretização na jurisprudência brasileira. Revista de Direito Ambiental. Ano 16. vol. 63. Jan-Março. 2012.

SABBAG, Eduardo. Manual de direito tributário. São Paulo: Saraiva, 2009.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 5.ed. rev. atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

SEBASTIÃO, Simone Martins. Tributo ambiental. Curitiba: Juruá, 2011.

SERRANO JÚNIOR, Odoné. O direito humano fundamental à moradia digna: exigibilidade, universalização e políticas públicas para o desenvolvimento. Curitiba: Juruá, 2012.

SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. Bens Culturais e sua proteção jurídica. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2006.

STEIGLEDER, Annelise Monteiro. Responsabilidade civil ambiental: as dimensões do dano ambiental no direito brasileiro. 2.ed. rev. atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011.

TORRES, Heleno Taveira. Segurança jurídica dos benefícios fiscais. Revista Fórum de Direito Financeiro e Econômico. ano 1. n. 1. março-agosto 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0138/2015.v1i1.163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.