O TRANSCONSTITUCIONALISMO COMO MÉTODO PROPULSOR DA CONCREÇÃO DOS DIREITOS COLETIVOS NA SOCIEDADE MULTICÊNTRICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2012.
APPIO, Eduardo Fernando. Direito das minorias. São Paulo: RT, 2008.
ARAUJO, Luis Alberto David; JÚNIOR, Vidal Serrano Nunes. Curso de direito constitucional. São Paulo: Editora Verbatim, 2011.
BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
______ . Interpretação e aplicação da constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. 7. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2009.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992.
______ . O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 6. ed. Paz e Terra, 1986.
BONAVIDES, Paulo. Constituinte e Constituição: a democracia, o federalismo, a crise contemporânea. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
______ . Teoria constitucional da democracia participativa: por um direito constitucional de luta e resistência, por uma nova hermenêutica, por uma repolitização de legitimidade. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
______ . Curso de direito constitucional. 25. ed. São Paulo: Editora Malheiros, 2010.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. Coimbra: Coimbra, 1994.
______. Estudo sobre direitos fundamentais. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2008.
DANTAS, Miguel Calmon. Constitucionalismo dirigente e pós-modernidade. 1. ed. São Paulo: RT, 2009.
DWORKIN, Ronald. Levando os Direitos a sério. Trad. Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GARCIA, Maria. Desobediência civil. 2.ed. São Paulo, RT, 2004.
HABERLE, Peter. Hermenêutica com constitucional: a sociedade aberta dos intérpretes da Constituição – contribuição para a interpretação pluralista e “procedimental” da Constituição. Trad. Gilmar Mendes, Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.
LEITE, George Salomão; Sarlet, Ingo Wolfgang (Coord). Direito fundamentais e estado constitucional: estudos em homenagem a J. J. Gomes Canotilho.
MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Interesses difusos: conceito e legitimação para agir. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 6ª ed., 2004.
MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo: meio ambiente, consumidor, patrimônio cultural, patrimônio público e outros interesses. 24. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de direito internacional público. 11. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2011.
NEVES, Marcelo. Transconstitucionalismo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado; SIQUEIRA Jr., Paulo Hamilton. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: RT, 2007.
REZEK, José Francisco. Direito internacional público: curso elementar. 14. ed. rev, aumen. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11. ed. rev. e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.
SCHIMITT, Carl. Teoría de la Constituición. Trad. Francisco Ayala. Madrid: Alianza Editorial, 1996.
SILVA, José Afonso da. Comentário contextual à Constituição. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2007.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 34. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 1992.
SOARES, Guido Fernando Silva. Curso de direito internacional público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
VARELLA, Marcelo D. Direito internacional público. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.