A Universalidade da Democracia no Enfoque da Cultura Argumentativa para a Emancipação Humana: a Complementaridade entre a Abordagem Pragmática de Amartya Sen e Pragmática Formal de Habermas

Conteúdo do artigo principal

José Marcos Miné Vanzella
Lino Rampazzo

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo contribuir com o debate sobre o valor e universalidade da democracia para a emancipação humana. Propõe pensar a compreensão da universalidade da democracia no enfoque abrangente da cultura argumentativa, a partir de Amartya Sen e Jürgen Habermas. Entende que as abordagens metodológicas, pragmática de um e pragmática formal do outro dos autores são complementares. Nesta perspectiva procura demonstrar que a democracia, além de suas raízes institucionais modernas, vincula-se também a expressões culturais da Índia, África e América pré-colombiana. Portanto não é mera expressão de domínio cultural e político ocidental, mas desenvolvimento de uma tendência profunda de governo mediante a discussão e razão pública. O que permite recepcionar de um ponto de vista mais amplo a contribuição do pensamento de Habermas que explicita o nexo interno entre Justiça, Direitos Humanos e Democracia, na perspectiva procedimental de uma esfera pública  crítica  com  uma  racionalidade  pública  que  inclui  a  todos.  Apresenta  o desenvolvimento das capacidades políticas e sociais, bem como o papel instrumental da democracia, na construção da compreensão dos direitos e da cultura que permitem o aprendizado, a emancipação e o desenvolvimento da própria identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VANZELLA, José Marcos Miné; RAMPAZZO, Lino. A Universalidade da Democracia no Enfoque da Cultura Argumentativa para a Emancipação Humana: a Complementaridade entre a Abordagem Pragmática de Amartya Sen e Pragmática Formal de Habermas. Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, 2015. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2015.v1i1.822. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/822. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Marcos Miné Vanzella, Universidade Gama Filho - UGF, Rio de Janeiro.

Doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho - UGF, Rio de Janeiro (2006).
Professor efetivo da Faculdade Dehoiana, Taubaté, São Paulo, Brasil.

Lino Rampazzo, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Lorena, São Paulo.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense - PUL, Roma, Itália (1978).
Professor e pesquisador do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (U.E. Lorena) e Coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Canção Nova, Cachoeira Paulista, São Paulo, Brasil.

Referências

ARAUJO, L. B. L. Pluralismo e justiça: estudos sobre Habermas. São Paulo: Loyola, 2010.

__________. Religião e modernidade em Habermas. São Paulo: Loyola, 1996.

BAYNES, Kenneth. Democracy and the Rechtsstaat: Habermas‟s Faktizität und Geltung. In: WRITE, S. K. The Cambridge companion to Habermas. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

FORST, Rainer. Facticidade e validade. In FRANKENBERG, Günter e MOREIRA, Luiz. Orgs. Jürgen Habermas, 80 anos Direito e Democracia Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

HABERMAS, Jürgen. A nova obscuridade. Trad. Luiz Repa. São Paulo: UNESP, 2015.

__________. Na esteira da tecnocracia. Trad. Trad. Luiz Repa. São Paulo: UNESP, 2014.

__________. Teoria do agir comunicativo. Trad. Paulo Astor Soethe e Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, v1, 2012a.

__________. Teoria do agir comunicativo. Sobre a crítica da razão funcionalista. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Martins Fontes, 2012b. v. 2.

__________. Ay, Europa! Trad. José Luis López de Lizaga, Pedro Madrigal y Francisco Javier Gil Martin. Madrid: Trotta, 2009.

__________. Entre naturalismo e Religião. Estudos Filosóficos. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro, 2007.

__________. A crise de legitimidade do capitalismo tardio. Trad. Valmireh Chacon. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

__________. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1997a. v. 1.

__________. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1997b. v. 2.

__________. Pensamento pós-metafísico. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990ª.

__________. Prefácio. O espaço público, 30 anos depois. 1990b. Disponível em:

<https://drive.google.com/file/d/0B- vWcDYCKP5sMGUzYjQ3NDMtYTRiZC00ZjBlLWFmZDUtYzJmNGQ1N2QyMGEw/view?ddrp=1&hl=pt_BR>. Acesso em: 20 ago. 2015.

__________. Mudança estrutural da esfera pública. Trad. Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

MENDES, R. D. Apresentação. In: SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

NEVES, Marcelo. Do consenso ao dissenso: o Estado Democrático de Direito a partir e além de Habermas. In: SOUSA, J. Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

REPA, L. S. Direito e teoria da ação comunicativa. In: NOBRE, Marcos; TERRA Ricardo (Orgs.). Direito e democracia: Um guia de leitura de Habermas. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 55-71.

SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

__________. A ideia de justiça. Tradução de Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

__________. Temas chave do século XXI. In: in SEM, A; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Tradução de Bernardo Ajzemberg e Carlos Eduardo Lins da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.

__________. El valor de la democracia. Trad. Javier Lomeli Espanha: El Viejo Topo, 2009.

__________. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. Revisão Técnica de Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.

VILAS BOAS FILHO, O. Legalidade e legitimidade no pensamento de Jürgen Habermas. In: NOBRE Marcos; TERRA Ricardo (Orgs.). Direito e Democracia. São Paulo: Malheiros 2008.