A Universalidade da Democracia no Enfoque da Cultura Argumentativa para a Emancipação Humana: a Complementaridade entre a Abordagem Pragmática de Amartya Sen e Pragmática Formal de Habermas

José Marcos Miné Vanzella, Lino Rampazzo

Resumo


O presente ensaio tem por objetivo contribuir com o debate sobre o valor e universalidade da democracia para a emancipação humana. Propõe pensar a compreensão da universalidade da democracia no enfoque abrangente da cultura argumentativa, a partir de Amartya Sen e Jürgen Habermas. Entende que as abordagens metodológicas, pragmática de um e pragmática formal do outro dos autores são complementares. Nesta perspectiva procura demonstrar que a democracia, além de suas raízes institucionais modernas, vincula-se também a expressões culturais da Índia, África e América pré-colombiana. Portanto não é mera expressão de domínio cultural e político ocidental, mas desenvolvimento de uma tendência profunda de governo mediante a discussão e razão pública. O que permite recepcionar de um ponto de vista mais amplo a contribuição do pensamento de Habermas que explicita o nexo interno entre Justiça, Direitos Humanos e Democracia, na perspectiva procedimental de uma esfera pública  crítica  com  uma  racionalidade  pública  que  inclui  a  todos.  Apresenta  o desenvolvimento das capacidades políticas e sociais, bem como o papel instrumental da democracia, na construção da compreensão dos direitos e da cultura que permitem o aprendizado, a emancipação e o desenvolvimento da própria identidade.


Palavras-chave


Universalidade da democracia; Cidadania; Cultura argumentativa; Habermas; Amartya sen

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, L. B. L. Pluralismo e justiça: estudos sobre Habermas. São Paulo: Loyola, 2010.

__________. Religião e modernidade em Habermas. São Paulo: Loyola, 1996.

BAYNES, Kenneth. Democracy and the Rechtsstaat: Habermas‟s Faktizität und Geltung. In: WRITE, S. K. The Cambridge companion to Habermas. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

FORST, Rainer. Facticidade e validade. In FRANKENBERG, Günter e MOREIRA, Luiz. Orgs. Jürgen Habermas, 80 anos Direito e Democracia Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

HABERMAS, Jürgen. A nova obscuridade. Trad. Luiz Repa. São Paulo: UNESP, 2015.

__________. Na esteira da tecnocracia. Trad. Trad. Luiz Repa. São Paulo: UNESP, 2014.

__________. Teoria do agir comunicativo. Trad. Paulo Astor Soethe e Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, v1, 2012a.

__________. Teoria do agir comunicativo. Sobre a crítica da razão funcionalista. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Martins Fontes, 2012b. v. 2.

__________. Ay, Europa! Trad. José Luis López de Lizaga, Pedro Madrigal y Francisco Javier Gil Martin. Madrid: Trotta, 2009.

__________. Entre naturalismo e Religião. Estudos Filosóficos. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro, 2007.

__________. A crise de legitimidade do capitalismo tardio. Trad. Valmireh Chacon. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

__________. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1997a. v. 1.

__________. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1997b. v. 2.

__________. Pensamento pós-metafísico. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990ª.

__________. Prefácio. O espaço público, 30 anos depois. 1990b. Disponível em:

. Acesso em: 20 ago. 2015.

__________. Mudança estrutural da esfera pública. Trad. Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

MENDES, R. D. Apresentação. In: SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

NEVES, Marcelo. Do consenso ao dissenso: o Estado Democrático de Direito a partir e além de Habermas. In: SOUSA, J. Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

REPA, L. S. Direito e teoria da ação comunicativa. In: NOBRE, Marcos; TERRA Ricardo (Orgs.). Direito e democracia: Um guia de leitura de Habermas. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 55-71.

SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

__________. A ideia de justiça. Tradução de Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

__________. Temas chave do século XXI. In: in SEM, A; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Tradução de Bernardo Ajzemberg e Carlos Eduardo Lins da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.

__________. El valor de la democracia. Trad. Javier Lomeli Espanha: El Viejo Topo, 2009.

__________. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. Revisão Técnica de Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.

VILAS BOAS FILHO, O. Legalidade e legitimidade no pensamento de Jürgen Habermas. In: NOBRE Marcos; TERRA Ricardo (Orgs.). Direito e Democracia. São Paulo: Malheiros 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2015.v1i1.822

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-012X

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.