O Significado de Poder na Filosofia de Hannah Arendt
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo analisa a relação existente entre o poder e a violência, tendo por base a filosofia de Hannah Arendt. A tradição do pensamento político conceitua o poder a partir da fórmula de domínio, isto é, a capacidade de influência e controle que determinado grupo possui sobre o comportamento alheio, materializando-se em geral mediante o emprego dos implementos de violência. Ao distanciar suas reflexões desta concepção, Hannah Arendt fundamenta o poder na capacidade de ação conjunta das pessoas, e a política no espaço criado pela reunião de mulheres e homens capazes de agir e de trazer a novidade ao mundo.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 11 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária,
______, Hannah. A Dignidade da Política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.
______, Hannah. A Vida do Espírito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
______, Hannah. O Que É Política? 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
______, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
______, Hannah. Sobre a Violência. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010b.
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11 ed. Brasília: UNB, 1998, 1v.
CHÂTELET, François; AUBENQUE, Pierre; BERNHARDT, Jean. História da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1973 (A Filosofia Pagã: Do século VI a.C. ao século III d.C., v. 1)
CREVELD, Martin Van. Ascensão e declínio do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
COULANGES, Fustel. A cidade antiga. São Paulo: RT, 2003.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Nova Cultural, 2005.
DUARTE, André. Poder e violência no pensamento político de Hannah Arendt: uma reconsideração. Disponível em: http://works.bepress.com/andre_duarte/15. Acesso em 15 de março de 2016.
FINLEY, M. I. Economia e Sociedade na Grécia Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (Coleção o homem e a história)
JAEGER, Werner. Paidéia: a Formação do Homem Grego. 4 ed. São Paulo: Martins
Fontes, 2003.
LAFER, Celso. Hannah Arendt: pensamento, persuasão e poder. 2 ed. rev. e ampl. São
Paulo: Paz e Terra, 2003.
PLATÃO. A República. São Paulo: Edipro, 1994.