O PODER DOS CIDADÃOS NO PARADIGMA INTERSUBJETIVO HABERMASIANO

Contenido principal del artículo

Marilucia Flenik

Resumen

O presente artigo busca em Jürgen Habermas elementos que repercutem na democracia, situando o cidadão como detentor do poder que legitima o direito. Seu objetivo é esclarecer a mudança do logocentrismo para o espaço discursivo da linguagem. Sua democracia é procedimental, no sentido de que se deve garantir os pressupostos do discurso. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, com a compilação de conceitos do referencial teórico de Habermas, pontuando a sua contribuição para o esclarecimento da ruptura da tradição e o mundo discursivo contemporâneo, com os seus reflexos no avanço da participação dos cidadãos na construção da democracia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
FLENIK, Marilucia. O PODER DOS CIDADÃOS NO PARADIGMA INTERSUBJETIVO HABERMASIANO. Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 1, p. 19–39, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2018.v4i1.4058. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/4058. Acesso em: 5 dic. 2025.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Marilucia Flenik, Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu

Doutora e Mestre em Direito Socioeconômico e Ambiental pela PUC/PR. Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFPR. Professora do Curso de Direito das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU. Mediadora Extrajudicial e do CEJUSC da Comarca de União da Vitória e Advogada.

Citas

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 8. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

HABERMAS, JÜRGEN. Passado como Futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993. 112 p.

______ . Direito e Democracia. Entre facticidade e validade. vol. I. Tradutor Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997a. 354 p.

______. Direito e Democracia. Entre facticidade e validade. vol. II. Tradutor Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997b. 352 p.

______. O Discurso Filosófico da Modernidade. Doze Lições. Tradutor Luiz Sérgio Repa; Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 540 p.

______ . O Estado Democrático de Direito – Uma amarração paradoxal de princípios contraditórios? In: Era das Transições. Tradutor Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

______ . Consciência Moral e Agir Comunicativo. Tradutor Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003a. 236 p.

______. Era das Transições. Tradutor Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003b.

HABERMAS, Jürgen. A Ética da Discussão e a Questão da Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 69 p.

______. Pensamento Pós-Metafísico. Tradutor Lumir Nahodil. Coimbra: Almedina, 2004a. 276 p.

______. Verdade e Justificação. Ensaios Filosóficos. Tradutor Milton Camargo Moto. São Paulo: Loyola; 2004b. p. 330.

_______. A Inclusão do Outro. Estudos de Teoria Política. Sperber, G. Soethe, PA. Tradutores Paulo Astor Soethe; Milton Camargo Mota. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 404p.

HUME, David. Uma Investigação sobre os princípios da Moral. Tradutor José Oscar de Almeida Marques. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

KANT, Immanuel. A Metafísica dos Costumes. Tradutor Edson Bini. 1. ed. São Paulo: Edipro – Edições Profissionais Ltda, 2003.

______ . Crítica da Faculdade do Juízo. 2. ed. Rio: Forense, 2002a.

______ . Crítica da Razão Prática. Tradutor Valerio Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002b.

______. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradutor Paulo Quintela.Lisboa: Edições 70, [19--?].

KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. 6. ed. Tradutor João Baptista Machado. São Paulo: Martins Fontes, 2003.