A Mediação entre Teodoro e Vadinho: uma Análise Waratiana sobre a Inserção do Instituto da Mediação de Conflitos no Sistema Judiciário Brasileiro.
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente texto pretende analisar o instituto da mediação, através de uma leitura dialogada com o pensamento waratiano expresso na obra A ciência jurídica e seus dois maridos, enfatizando a postura dual que aquele instituto pode assumir, quando, de um lado pretender a sistematização normativa e, de outro, relegar tal normatização para reforçar o foco na alteridade, visando a transformação dos conflitos e resgatando a sensibilidade. No intuito de se verificar essa postura dual, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: A sistematização do instituto da mediação de conflitos, pode assumir o perfil de Theodoro, afastando o viés Vadinho, como referido por Warat na obra A ciência jurídica e seus dois maridos? Visando responder ao problema proposto, o trabalho tem por objetivo geral discutir a sistematização normativa da mediação a partir do pensamento waratiano. E, por objetivos específicos: a) estudar as faces dos conflitos; b) o instituto da mediação e suas escolas; c) estudar a mediação por meio da perspectiva waratiana e, da obra A ciência jurídica e seus dois maridos e, sua sistematização normativa para o tratamento dos conflitos. Já o aprofundamento teórico do estudo pauta-se na pesquisa bibliográfica, consubstanciada nas leituras de diversas obras legadas por Luis Alberto Warat, apoiando-se em um método dedutivo. Existem muitos modelos de mediação, entretanto, a mediação proposta por Luis Alberto Warat ressalta o resgate da sensibilidade, visando restabelecer os vínculos esmagados pelos conflitos, reconhecendo as diferenças e promovendo a alteridade, afastando assim, uma rigidez normativa para identificar um perfil mais solto, mais Vadinho.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ÁLVAREZ, Gladys Stella. La Mediación y El Acceso a Justicia. Santa Fe: Rubinzal - Culzoni Editores, 2003.
AMADO, Jorge Amado. Dona Flor e seus dois maridos. São Paulo: Companhia das Letras, 1966.
BUSH, Baruch, Robert A.; FOLGER, Joseph P. The promisse of mediation: the transformative approach to conflict. San Francisco: Jossay Bass, 2004.
CACHAPUZ, Rozane da Rosa. Mediação nos conflitos & direito de família. Curitiba: Juruá, 2003.
CALMON, Petrônio. Fundamentos da mediação e da conciliação. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
COLAIÁCOVO, Juan Luis; COLAIÁCOVO, Cynthia Alexandra. Negociação, mediação e arbitragem: teoria e prática. Trad. Adilson Rodrigues Pires. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
FAST, L. A. Frayed Edges: Exploring the Boundaries of Conflict Resolution, Peace & Change, 27(4), 2002.
FIORELLI, José Osmir; FIORELLI, Maria Rosa; MALHADAS JUNIOR, M. J. O. Mediação e Solução de Conflitos: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.
FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. 2. ed. São Paulo: Imago, 2005.
FUGA, Marlova Stawinski. Mediação Familiar: quando chega ao fim a conjugalidade. Passo Fundo: UPF Editora, 2003.
GAMA, Marta. O Cabaret Macunaíma: cartografia da epistemologia carnavalizada. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/phocadownload/marta-artigo.pdf>. Acesso em 16 mar. 2015.
HERKENHOFF, João Batista. Direito e Utopia. 5. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.
LEITE, Eduardo de Oliveira. A mediação nos processos de família ou meio de reduzir o litígio em favor do consenso. In: LEITE, Eduardo de Oliveira (coord.). Grandes temas da atualidade: mediação, arbitragem e conciliação. Vol. 7. Rio de Janeiro: Forense, 2008.
LEVINE, Stewart. Rumo à Solução: como transformar o conflito em colaboração. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora Cultrix, 1998.
MELEU, Marcelino. Jurisdição comunitária: a efetivação do acesso à justiça na policontexturalidade. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2014.
MOORE, Christopher W. O processo de mediação: estratégias práticas para a resolução de conflitos. Tradução de Magda França Lopes. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MORAIS, José Luis Bolzan de; SPENGLER, Fabiana Marion. Mediação e Arbitragem: alternativas à Jurisdição. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
MULLER, Jean-Marie. O princípio de não-violência. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
PEPE, Albano Marcos Bastos. Prefácio. In: WARAT, Luis Alberto. A rua grita Dionísio! Direitos Humanos da Alteridade, Surrealismo e Cartografia. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010.
ROCHA, Leonel Severo. A aula mágica de Luis Alberto Warat: genealogia de uma pedagogia da sedução para o ensino do Direito. In.: STRECK, Lenio Luiz; ROCHA, Leonel Severo; ENGELMANN, Wilson. Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: anuário do programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS: mestrado e doutorado. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora; São Leopoldo: UNISINOS, 2012.
__________. A problemática jurídica: uma introdução transdisciplinar. Porto Alegre: Fabris, 1985.
ROSA, Alexandre Morais. Prefácio: Fragmentos insinuados de um eterno devir, com Warat. In.: WARAT, Luis Alberto. A rua grita Dionísio! Direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia. Tradução e organização Vívian Alves de Assis, Júlio Cesar Marcellino Júnior; Alexandre Morais da Rosa. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010.
SALES, Lília Maria de Morais. Mediação de Conflitos: Família, Escola e Comunidade. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007.
SANTOS, Ricardo Goretti. Manual de Mediação de Conflitos. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2012.
SICA, Leonardo. Justiça Restaurativa e Mediação Penal: O Novo Modelo de Justiça Criminal e de Gestão do Crime. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2007.
SUARES, Marines. Mediación, conducción de disputas, comunicación y técnicas. Buenos Aires: Paidós, 1996.
TARTUCE, Fernanda. Mediação nos conflitos civis. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2008.
TZU, Sun. A arte da guerra. Trad. de Caio Fernando Abreu e Mirian Paglia Costa. 5 ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1998.
VEZZULLA, Juan Carlos. Adolescentes, família, escola e lei: a mediação de conflitos. Lisboa: Agora Comunicação, 2006.
WARAT, Luis Alberto. A rua grita Dionísio! Direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia. Tradução e organização Vívian Alves de Assis, Júlio Cesar Marcellino Júnior; Alexandre Morais da Rosa. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010.
__________. Direito, sujeito e subjetividade: para uma cartografia das ilusões. Captura Críptica: direito política, atualidade. Revista Discente do Curso de Pós-Graduação em Direito. – n.2., v.2. (jan/jun. 2010) – Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina,
Entrevista concedida a Eduardo Gonçalves Rocha e Marta Regina Gama Gonçalves. Disponível em: <http://www.ccj.ufsc.br/capturacriptica/documents/n2v2/parciais/5.pdf. Acesso em: 10 mar. 2015.
__________. Do Paradigma Normativista ao Paradigma da Razão Sensível. In: MELEU, Marcelino; GAGLIETTI, Mauro; COSTA, T. N. G. Temas Emergentes no Direito. Passo Fundo: IMED, 2009.
__________. Café filosófico. [06 maio 2009]. Entrevista concedida a Marcelino da Silva Meleu. Disponível em: <http://luisalbertowarat.blogspot.com.br/2009/06/ecos-del-cafe-de- passo-fundo.html>. Acesso em: 07 maio 2009. Entrevista concedida no CAFÉ FILOSÓFICO. Vídeo Produções. Rodrigo Fiorini. Filmagem e edição. TV Câmara. Passo Fundo: TV Câmara, 2009. DVD (24:02min à 29:05min).
__________. Surfando na pororoca: o ofício do mediador. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.
__________. O Ofício do Mediador. Florianópolis: Habitus, 2001.
__________. Semiotica Ecologica y Derecho: los alrededores de uma semiótica de la mediación. Buenos Aires: Almed, [200-].
__________. Em nome do acordo. A mediação no Direito. Buenos Aires: Angra
Impresiones, 1998.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a Justiça. São Paulo: Palas Athena, 2008.