UMA BREVE ANÁLISE DOS DOIS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A QUESTÃO ECONÔMICA

Conteúdo do artigo principal

Antonio Ricardo Surita dos Santos
http://orcid.org/0000-0002-2042-2847

Resumo

A Teoria da Justiça de John Rawls apresenta princípios de liberdade e de igualdade equitativa de oportunidade destinados à construção de uma sociedade substancialmente justa. Para Rawls, sendo um empreendimento cooperativo para o benefício de todos, a estrutura social básica deve garantir vantagens a todos, especialmente aos mais necessitados. Em harmonia com a concepção de que as desigualdades sociais e econômicas somente podem ser aceitas diante da existência de vantagens efetivas dos menos afortunados, a teoria rawlsiana evidencia que os sistemas econômicos não podem estar desvinculados dos princípios de justiça e das questões morais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SURITA DOS SANTOS, Antonio Ricardo. UMA BREVE ANÁLISE DOS DOIS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A QUESTÃO ECONÔMICA. Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 1, p. 151–171, 2021. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2021.v7i1.7757. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/7757. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Ricardo Surita dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutorando em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Procurador do Município de São Paulo.

Referências

ALTMAN, Max. Hoje na História: Igreja acaba com Index de livros proibidos. Disponível em: <https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/3594/hoje-na-historia-igreja-acaba-com-index-de-livros-proibidos>. Acesso em 12 de fevereiro de 2021.

BITTAR, Eduardo C. B.; ALMEIDA, Guilherme Assis. Curso de Filosofia do Direito. 10ª ed., rev. e ampl. SP: Atlas. 2012.

GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. Tradução por Alonso Reis Freire e Revisão por Elza Maria Gasparotto e Eduardo Appio. SP: Martins Fontes. 2008.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução: Paulo Quintela. 2ª ed. Lisboa: Edições 70. 2019.

__________. Metafísica dos costumes. Tradução por Edson Bini. 1ª ed. São Paulo: Folha de São Paulo. 2010.

LOVETT, Frank. Uma Teoria da Justiça, de John Rawls. Tradução: Vinicius Figueira. Porto Alegre: Penso. 2013.

RAWLS, Jonh. Uma Teoria da Justiça. 3ª ed. traduzido por Jussara Simões. SP: Martins Fontes. 2008.

__________. O Liberalismo Político. Ed. ampl. Traduzido por Alvaro de Vita. SP: WMF Martins Fontes. 2011.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. 1ª ed. SP: Folha de São Paulo. 2010.

SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Tradução de Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. 16ª ed. RJ: Civilização Brasileira. 2014.

VITA, Álvaro de. O liberalismo igualitário: sociedade democrática e justiça internacional. SP: WMF Martins Fontes. 2008.

__________. Apresentação da Edição Brasileira. In RAWLS, Jonh. Uma Teoria da Justiça. 3ª ed. traduzido por Jussara Simões. SP: Martins Fontes. 2008(a).