REFLEXOS DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DO DEVIDO PROCESSO LEGAL NO DIREITO INFANTO-JUVENIL

Mario Augusto de Souza

Resumo


O presente artigo objetiva analisar o direito fundamental do devido processo legal à luz do Direito infanto-juvenil e as garantias processuais dele decorrentes. Utilizar-se-á a pesquisa bibliográfica para demonstrar que a observância desse direito fundamental é indispensável para que, no caso de responsabilização do adolescente infrator, suas necessidades pedagógicas sejam realmente atendidas, em obediência aos princípios da brevidade, da excepcionalidade e do melhor interesse desses seres em processo de formação, respeitando-se, assim, os direitos fundamentais que lhe são próprios.

  

Palavras-chave


Devido processo legal; garantias processuais; responsabilidade; adolescente infrator.

Texto completo:

PDF

Referências


ALKIMIN, Maria Aparecida. Violência sexual contra a criança e o adolescente: abordagem da violência sexual intrafamiliar de acordo com o sistema de proteção jurídico-penal brasileiro e português. Curitiba,. CRV, 2016.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Nova Ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho.

Apresentação Celso Lafer. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004.

CHIMENTI, Ricardo Cunha; CAPEZ, Fernando; ROSA, Márcio F. Elias; SANTOS, Marisa F. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2006.

FERREIRA, Pinto. Comentários à Constituição brasileira. São Paulo: Saraiva, 1989.

ISHIDA, Válter Kemji. Estatuto da criança e do adolescente: doutrina e jurisprudência. 13ª ed. – São Paulo: Atlas, 2011.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007.

NUCCI, Guilherme de Souza. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado: em busca da Constituição Federal das Crianças e dos Adolescentes. 3ª ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

PAULA, Paulo Afonso Garrido de. Direito da Criança e do Adolescente e tutela jurisdicional diferenciada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

PEREIRA, Tânia da Silva. Direito da Criança e do Adolescente – Uma proposta interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

PEREIRA, Tânia da Silva (Coord.) O melhor interesse da criança: um debate

interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

ROSSATO, Luciano Alves. Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069/ 90 comentado artigo por artigo. São Paulo: Saraiva, 2016.

SARAIVA, João Batista Costa. Adolescente em conflito com a lei: da indiferença à proteção integral. Uma abordagem sobre a responsabilidade penal juvenil. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.

___________. Adolescente e responsabilidade penal: da indiferença à proteção integral. 5ª ed. rev. e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2016.

SCHECAIRA, Sérgio Salomão. Sistema de Garantias e o direito penal juvenil. 2ª ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 20 15.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2003.

VERCELONE, Paolo. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. Cury, Amaral.

SILVA e MENDÉZ. São Paulo: Malheiros, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0111/2018.v4i1.4225

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.