Isonomia entre homens e mulheres no recebimento de pensão por morte de cônjuge servidora pública: análise comparativa no contexto alemão e brasileiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALEMANHA. Lei Fundamental da República Federal da Alemanha: promulgada em 23 de maio de 1949. Disponível na URL: https://www.btg-bestellservice.de/pdf/80208000.pdf. Acesso em 26 de maio de 2019.
ALVES, José Helvesley. Isonomia constitucional. Igualdade formal versus igualdade material. Disponível na URL: https://www.jfpe.jus.br/images/stories/docs_pdf/biblioteca/ artigos_periodicos/JoseHelvesley_Alves/ isonomia_revESMAFE_n7_2004.pdf. Acesso em 30 de maio de 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível na URL: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao.htm. Acesso em 26 de maio de 2019.
CARVALHO, Carla Vasconcelos. Família Unipessoal. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, 59, 2011, pp. 57-78. HeinOnline.
D’OLIVEIRA, Maria Christina Barreiros. Breve análise do princípio da isonomia. Disponível na URL: http://institutoprocessus.com.br/2012/wp-content/uploads/2011/12/3 _edicao1.pdf. Acesso em 26 de maio de 2019.
LOUREIRO, Joao Carlos. Constituição da Segurança Social: Sujeitos, Prestações e Princípios. Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 84, 2008, pp. 189-250. HeinOnline.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
MENDES, Gilmar Ferreira. A doutrina constitucional e o controle de constitucionalidade como garantia da cidadania – necessidade de desenvolvimento de novas técnicas de decisão: possibilidade da declaração de inconstitucionalidade sem a pronúncia de nulidade no direito brasileiro. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, 34, 1994, pp. 241-274. HeinOnline.
IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de Direito Previdenciário. 12. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2008.
MARTINEZ, Wladimir Novaes. Princípios de Direito Previdenciário. 6. ed. São Paulo: LTr, 2015.
TRIBUNAL CONSTITUCIONAL FEDERAL. BVerfGE 39, 196. Disponível na URL: http://www.servat.unibe.ch/dfr/bv039196.html. Acesso em 26 de maio de 2019.
SCHWABE, Jürgen. Cinqüenta anos de jurisprudência do Tribunal Constitucional Federal Alemão. Montevideo: Konrad-Adenauer-Stiftung, 2005.
STF. Agravo Regimental no Recurso Extraordinário: RE 385397 AgR/MG. Relator: Ministro Sepúlveda Pertence. D.J.: 06.09.2007. Disponível na URL: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub /paginador.jsp?docTP=AC&docID=485500. Acesso em 26 de maio de 2019.