Teoria dos Limites dos Limites: Análise da Limitação à Restrição dos Direitos Fundamentais no Direito Brasileiro
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo tem por objeto analisar a aplicação da teoria dos limites dos limites pelos Tribunais brasileiros. Assim, especificou-se como objetivo analisar o controle das limitações e restrições ao conteúdo dos direitos fundamentais, tendo em vista elevar ao máximo os propósitos do Estado Democrático de Direito. Para alcançar tal enfoque, a pesquisa foi dividida em três momentos: no primeiro, realizou-se uma análise sobre os Direitos Fundamentais e a sua relação com o Estado e a Constituição; no segundo estudou-se a possibilidade de restrição dos Direitos Fundamentais; já no terceiro, analisou-se a limitação imposta ao legislador e ao aplicador do Direito na restrição aos Direitos Fundamentais pela teoria dos limites dos limites. Considera-se, portanto, que na atual fase do Estado Constitucional, o qual enfatiza a força normativa da Constituição e a importância dos Direitos Fundamentais, torna-se imprescindível buscar-se a efetividade dos mesmos através da concretização dos direitos constitucionalmente reconhecidos. Neste contexto, apesar da possibilidade de relativização e restrição aos direitos fundamentais, não podem esses serem esvaziados de modo a não serem atendidos, aplicando-se assim a Teoria dos Limites dos Limites. Quanto a metodologia, utilizou-se a base lógica indutiva para o desenvolvimento do trabalho.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BESSA, Leandro Sousa. Colisões de direitos fundamentais: propostas de solução. Disponível em: http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/125.pdf. Acesso em 22 de julho de 2015.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição.7 ed. 8 reimp.Coimbra: Almedina, 2003.
FARIAS, Edilsom. Restrição de direitos fundamentais. Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, p. 67-82, jan. 2000. ISSN 2177-7055. Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15416>. Acesso em: 05 ago. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.5007/15416.
FERRAJOLI, Luigi. Por uma Teoria dos Direitos e dos Bens Fundamentais. Tradução de Alexandre Salim, Alfredo Copetti Neto, Daniela Cademartori, Hermes Zaneti Júnior, Sérgio Cademartori. Porto Alegre:Livraria do Advogado, 2011.
FREITAS, Luiz Fernando Calil de. Direitos fundamentais: limites e restrições. Porto Alegre: Livraria o Advogado, 2007.
GARCIA, Marcos Leite.O processo de formação do ideal dos Direitos Fundamentais: algunsaspectos destacados da gênese do conceito. Disponível em http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/052.pdf, acesso em10/07/2014.
GRILLO, Fernanda Fontenelle. Os limites aos limites dos direitos fundamentais à luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://fernandafgrillo.jusbrasil.com.br/artigos/157601138/os-limites-aos-limites-dos-direitos- fundamentais-a-luz-da-constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-de-1988. Acesso em 22 de julho de 2015.
HESSE, Konrad. Elementos de Direito Constitucional da República Federal da Alemanha. Trad. Luiz Afonso Heck. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 1998.
KRETZ, Andrietta. Autonomia da vontade e eficácia horizontal dos direitos fundamentais. Florianópolis: Momento Atual. 2005.
LUNO, Antonio Henrique Pérez. Perspectivas e Tendências Atuais do Estado Constitucional. Tradução de José Luis Bolzan de Morais e Valéria Ribas do Nascimento. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.
MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, InocencioMartires. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva. 2009.
PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática. 12 ed. rev. São Paulo: Conceito Editorial, 2011
PECES BARBA, Gregório. Curso de DerechosFundamentales: Teoria General. Madrid: Universidad Carlos III de Madrid. 1995.
PEREIRA, Jane Reis Gonçalves. Interpretação Constitucional e Direitos Fundamentais: uma contribuição ao estudo das restrições aos direitos fundamentais na perspectiva da teoria dos princípios. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
PISARELLO, Gerardo. Los derechossociales y sus garantias. Elementos para uns reconstrución. 2007.
SENA, Renata Martins. Direitos e Garantias Fundamentais e a Teoria dos Limites dos Limites. Dísponível em: http://blog.newtonpaiva.br/direito/wp-content/uploads/2012/08/PDF- D13-06.pdf. Acesso em 22 de julho de 2015.
SIFUENTES, Mônica. Direito fundamental à educação: a aplicabilidade dos dispositivos constitucionais. Porto Alegre: Núria Fabris, 2009.
SCHAEFER, Jairo Gilberto. Direitos Fundamentais: Proteção e Restrições. Porto Alegre: Livraria dos Advogados. 2001.