A ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO APLICADA À TRIBUTAÇÃO COMO FORMA DE CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Análise Econômica do Direito (AED) tem-se se mostrado um campo de análise para a promoção da justiça e efetivação das garantias fundamentais consagradas num Estado Democrático de Direito, notadamente frente às novas tecnologias. Essa ferramenta do Direito também se mostra eficiente na busca pela máxima aplicabilidade dos direitos fundamentais, a partir da observância de um comportamento tributário mais eficiente, capaz de conferir a máxima concretude aos preceitos constitucionais abstratos. Objetiva-se no presente artigo trazer reflexões acerca da concretização dos direitos fundamentais sob a ótica da Análise Econômica do Direito aplicada à tributação.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ABRANTES, José João. Contrato de trabalho e direitos fundamentais. Coimbra, 2005, p. 218-219.
ANDRADE, José Carlos Vieira. Os direitos fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976. 4. ed. Almedina, 2009, p. 21.
ANTUNES, Ruy Barbedo. Direitos fundamentais e direitos humanos: a questão relacional. Revista da Escola de Direito de Pelotas. v. 6 (1), Jan-Dez./2005, p. 334.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 11 de setembro de 2020.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Ibid., p. 528. No mesmo sentido ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Trad. VALDÉS, Ernesto Garzón. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1993, p. 70-71.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 108
DONEDA, Danilo Cesar Maganhoto. Considerações iniciais sobre bancos de dados informatizados e o direito à privacidade. In: TEPEDINO, Gustavo (org.) Problemas de direito civil-constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2000, pp. 111-136.
HEINEN, Luana Renostro. A Análise Econômica do Direito e os pressupostos irrealistas da economia neoclássica.Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=991c0955da231335>. Acesso em 15 de setembro de 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 204.
OLIVEIRA, Emerson Ademir Borges de; PAYÃO, Marília Jordana Viana. Direitos fundamentais na pós modernidade sob a perspectiva da análise econômica do direito fundamental. Revista da Faculdade Mineira de Direito. V.21 N.41.
PASOLD, Cesar Luiz. Novos Direitos: conceitos operacionais de cinco categorias que lhes são conexas. Revista Sequência, n. 50, jul. De 2005, p. 224.
RAMALHO, Ana Paula Ferreira de Almeida Vieira. A tributação como instrumento de redução da desigualdade econômica no estado social: críticas à atual progressividade do imposto de renda. 2020. 192 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51457>. Acesso em 18/09/2020.
RIBEIRO, Marcia Carla Pereira Ribeiro. Análise econômica do direito e a concretização dos direitos fundamentais. Revista de Direitos Fundamentais e Democracia. Curitiba, v. 11, n. 11, p. 304-329, jan./jun. 2012. Disponível em: <https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/266>. Acesso em 20 de setembro de 2020.
SALAMA, Bruno Meyerhof. O que é “direito e economia?” Uma introdução à epistemologia da disciplina para o estudante, o profissional e o pesquisador em direito. Artigos Direito GV. 2007. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2773/WP3.pdf >. Acesso em: 01 de agosto de 2020.agenda
SANTOS FILHO, Sirio Vieira dos. A eficiência sob a perspectiva da análise econômica do direito. Justiça do direito v. 30, n. 2, p. 210-226, 2016. Disponível em < http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/6040 >. Acesso em 19 de setembro de 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Os direitos humanos na pós-modernidade. Oficina do CES - Centro de Estudos Sociais, Coimbra, n. 10, junho de 1989, p. 3.
SARLET, Ingo Wolfgang. Wolfgang A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. Ed. 11, rev. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
SILVEIRA, Paulo Antônio Caliendo Velloso. Direito Tributário e análise econômica do Direito: contribuições e limites. Revista da FESDT. Porto Alegre. já./jun. 2009. Disponível em: <https://www.fesdt.org.br/web2012/revistas/3/11.pdf.> Acesso em 17 de setembro de 2020.
SIQUEIRA, Natércia Sampaio. Modelo de tributação adequado ao desenvolvimento sustentável. p. 55, Joaçaba: Editora Unoesc, 2019.
TRAMONTINA, Robison; SCHNEIDER, Yuri; Schawarz, Rodrigo Garcia. Direitos fundamentais sociais e políticas públicas como instrumento de efetivação desses direitos. Joaçaba: Editora Unoesc, 2015.
VIEIRA, Bruno Fernandes; LEURQUIM, Pablo Georges Cícero Fraga. A análise econômica do direito como método do direito econômico. XX Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011.