COMMON LAW E CIVIL LAW: DA BIFURCAÇÃO À APROXIMAÇÃO ENTRE O DIREITO DOS JUÍZES E O DIREITO DOS LEGISLADORES E UMA LEITURA CRÍTICA DA PRECEDENTALIZAÇÃO DO DIREITO BRASILEIRO COMMON LAW AND CIVIL LAW: FROM SEPARATION TO THE APPROXIMATION BETWEEN THE LAW OF JUDGES AND THE LAW OF LEGISLATORS AND A CRITICAL READING OF THE PRECEDENTALIZATION OF BRAZILIAN LAW

João Luiz Rocha do Nascimento

Resumo


 

Civil Law e Common Law, as duas tradições jurídicas mais importantes do Ocidente, têm uma matriz comum: o direito romano. Contudo, em determinado momento da história, por razões políticas, culturais e ideológicas, tal qual um caminho que se bifurca, se separam, resultando em dois fenômenos distintos: codificação e precedentes, que se constituirão nas características mais marcantes. Todavia, nos últimos tempos, diante da ocupação de maior espaço pelos juízes numa e a elaboração mais frequente de leis noutra, surge um movimento de reaproximação entre as duas tradições, tendo, no caso brasileiro, a precedentalização como o exemplo mais evidente.

 

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Civil Law; Common Law; Matriz comum; Separação; Reaproximação.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBOUD, GEORGES; CARINO, Henrique Garbellini; OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Introdução à Teoria e à Filosofia do direito. São Paulo: RT, 2015.

BARROSO, Luís Roberto; MELLO, Patrícia Perrone Campos. Trabalhado com uma nova ordem: a ascensão dos precedentes no direito brasileiro, 2016. In: . Acesso em: 01 fev.2017

CAPPELLETTI, Mauro. Juízes legisladores? Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1999.

CAENEGEM, R. C. Van. Juízes, legisladores e professores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MARINONI, Luiz Guilherme. Aproximação crítica entre a jurisdição de civil law e common law e necessidade de respeito aos precedentes no Brasil. In: Revista da Faculdade de Direito –UFPR, Curitiba, n 49, p. 11-58, 2009.

MERRYMAN, John Henry; PÉREZ-PERDOMO, Rogelio. A tradição da civil law: uma introdução aos sistemas jurídicos da Europa e da América Latina. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2009.

RAMIRES, Maurício. Crítica à aplicação de precedentes no direito brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

ROSSI, Júlio César. Precedente à brasileira: a jurisprudência vinculante no CPC e no novo CPC. São Paulo: Atlas, 2015.

STRECK, Lenio. Jurisdição Constitucional e decisão jurídica. São Paulo: RT, 2013.

STRECK, Lenio; ABBOUD, Georges. O que é isto – o precedente judicial e as súmulas vinculantes? Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

VIEIRA, Andreia Costa. Civil Law e Common Law: os dois grandes sistemas legais comparados. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2018.v4i2.4830

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.