DIREITO PÚBLICO NA ORIGEM DO BRASIL: ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, TRIBUTÁRIA, GOVERNAMENTAL E JUDICIÁRIA DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ARISTÓTELES. Política. Tradução do grego por William Ellis. Nova Iorque: J M Dent & Sons LTD., 1912.
BODIN, Jean. Le six livres de la Republique. Paris: Édition Et Présentation De
Gérard Mairet, 1583.
CAETANO, Marcello. As Sesmarias no Direito Luso-Brasileiro. In: Estudos de Direito Civil Brasileiro e Português. 1ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1980.
CALMON, Pedro. História da Civilização Brasileira. Brasília: Senado Federal, 2002.
CLAVERO, Bartolomé. Evolución Historica del Constitucionalismo Español. Madri: Editorial Tecnos S. A., 1986.
DOMINGUES, Francisco Contente. Navios Portugueses dos Séculos XV e XVI. Vila do Conde: Câmara Municipal da Vila do Conde, 2007.
FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder. Formação do Patronato Político Brasileiro. 3ª ed. São Paulo: Editora Globo, 2001.
FERREIRA, Manoel Rodrigues. A Evolução do Sistema Eleitoral Brasileiro. Brasília: Senado Federal, 2001
HESPANHA, António Manuel. A Constituição do Império Português. Revisão de Alguns Enviesamentos Correntes. 2005.
HESPANHA, António Manuel. Porque é que existe e em que é que consiste um direito colonial brasileiro. 2005.
JELLINEK, Georg. Teoría general del Estado. México, FCE, 2000.
MARTINS JUNIOR, José Izidoro. Specimen das Cartas de Doações e Foraes das Capitanias. In História do Direito Nacional. Rio de Janeiro: Typographia da Empreza Democrática Editora, 1895.
MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Barão de. O Espírito das Leis. 3ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2005.
PEREIRA, Jorge M. As consequências económicas do império: Portugal (1415-1822). Análise Social, Volume XXXII, Número 146-147, 1998, p. 433-461.
PRADO JUNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil - Colônia e Império. São Paulo Editora Brasiliense, 2007.
RODRIGUES, Teresa. Portugal nos séculos XVI e XVII. Vicissitudes da dinâmica demográfica. Working Paper do Projecto POCI/DEM/57987/2004 “História da População Portuguesa. Das grandes permanências à conquista da modernidade". Porto: CEPESE, 2014.
SIMONSEN, Roberto C. História Econômica do Brasil 1500-1820. 4ª ed. Brasília: Senado Federal, 2005.
SOUZA JÚNIOR, Cezar Saldanha. O Tribunal Constitucional como Poder. Uma Nova Teoria da Divisão dos Poderes. São Paulo: Memória Jardim Editora, 2002.
SOUZA, Pero Lopes de. Diario da navegação da armada que foi á terra do Brasil em 1530 sob a capitania-mor de Martim Affonso de Souza escripto por seu irmão Pero Lopes de Souza; publicado por Francisco Adolfo de Varnhagen. Lisboa: Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis, 1839.