A Metodologia da História em Reinhart Koselleck: Análise e Aplicação à Pesquisa Jurídica

Roland Hamilton Marquardt Neto

Resumo


Os desafios e dificuldades da condução da pesquisa acadêmica, bem como a qualidade do resultado do seu objeto de investigação, depende, invariavelmente, na opção da metodologia empregada. Nesse sentido, impõe-se cada vez mais estudar os variados métodos de pesquisa, independentemente da área circunspecta ao pesquisador, uma vez que está em voga a interdisciplinaridade na pesquisa jurídica. No entanto, adverte-se que a interdisciplinaridade impõe uma redobrada atenção e cuidado na análise científica, uma vez que aumentada a complexidade nas escolhas de condução metodológica de um trabalho acadêmico, podendo, se não, subverter o objeto perquirido. Nesse diapasão, propõe-se analisar a metodologia da história apresentada por Reinhart Koselleck, de modo que se possa apontar em que medida seus métodos possam contribuir a uma pesquisa atinente às áreas jurídicas dogmática ou zetética. Nessa moldura, constata-se que tanto Histórica, quanto à História dos Conceitos, ambos os métodos originários dos estudos de Kosseleck, podem imprimir um rico aporte teórico na pesquisa jurídica, na medida que permita eliminar a plurissignificação de conceitos, classificá-los, relacioná-los, até mesmo ordenar pensamentos, conferindo-lhes certa conotação de durabilidade; bem como permitir a compreensão histórica e antropológica do progresso da modernidade, reconhecendo a (des)continuidade das estruturas em determinado contexto social e temporal. Portanto, tem-se diante dessa proposta a justificativa em estudar os métodos históricos de Reinhart Koselleck, não como pretensão de apontar-se a solução universal de como conduzir uma pesquisa jurídica, mas sim como apresentação à Academia de um método fértil na investigação científica.

Palavras-chave


Reinhart koselleck; Metodologia científica; Filosofia da história; História dos conceitos; História do direito

Texto completo:

PDF

Referências


BETTI, Emilio. Teoria Generale dela Interpretazione. In: QUINAUD PEDRON, Flávio. Mutação Constitucional na Crise do Positivismo Jurídico: História e Crítica do Conceito no Marco da Teoria do Direito como Integridade. Belo Horizonte: Editorial Arraes, 2012.

BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia nos cursos de direito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. In: BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia nos cursos de direito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

COSTA, Pietro. Em busca de textos jurídicos: Quais textos para qual historiador? Tradução de Walter Guandalini Jr. In: COSTA, Pietro. Soberania, representação, democracia: ensaios de história do pensamento jurídico. Curitiba: Juruá, 2010. [Biblioteca de história do direito], pp. 17-28.

______. Pra que serve a História do Direito? Um humilde elogio da inutilidade. Tradução de Ricardo Marcelo Fonseca. In: COSTA, Pietro. Soberania, Representação, democracia: ensaios de história do pensamento jurídico. Curitiba: Juruá, 2010. [Biblioteca de história do direito], pp. 63-78.

D’ONOFRIO, Salvatore. Metodologia do trabalho intelectual. In: BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia nos cursos de direito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. In: BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia nos cursos de direito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

JASMIN, Marcelo Gantus. Historia dos Conceitos e Teoria Política Social: Referências Preliminares. In: RBC. Vol. 20. n. 57, fevereiro de 2005, p. 27-38.

JOLIVET, Régis. Curso de filosofia. In: BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia nos cursos de direito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuições à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas e Carlos Alberto Pereira. Rio de Janeiro : Contraponto, 2006, pp 01-94.

KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n.10, 1992, pp. 132-135.

OLSEN, Nicklas. History in the Plural: an introduction to the work of Reinhart Koselleck. Londres: Berghahn Books, 2012.

PEREIRA, Luísa Rauter. A história e o “Diálogo que somos”: A historiografia de Reinhart Koselleck e a Hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. In: QUINAUD PEDRON, Flávio. Mutação Constitucional na Crise do Positivismo Jurídico: História e Crítica do Conceito no Marco da Teoria do Direito como Integridade. Belo Horizonte: Editorial Arraes, 2012

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência. In: BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia nos cursos de direito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. In: BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia nos cursos de direito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

QUINAUD PEDRON, Flávio. Mutação Constitucional na Crise do Positivismo Jurídico: História e Crítica do Conceito no Marco da Teoria do Direito como Integridade. Belo Horizonte: Editorial Arraes, 2012




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2015.v1i1.661

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.