A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica no Sistema Italiano

Conteúdo do artigo principal

Maristella Amisano Tesi

Resumo

Este trabalho pretende fornecer uma visão geral do instituto italiano da responsabilidade da pessoa jurídica. Durante muito tempo a tradição italiana impediu a instituição de qualquer forma de responsabilidade da pessoa jurídica e, quando a legislação internacional e, no específico, a comunidade europeia, pressionaram para introduzir uma responsabilidade do ente, o legislador italiano não foi pronto e acabou fazendo uma lei que apresenta vários pontos obscuros. Começando do tipo de responsabilidade da pessoa jurídica. O decreto que introduziu a responsabilidade definiu a mesma como administrativa, mas algumas características, e as modalidades de aplicação, sugeriram à doutrina que o tipo
de responsabilidade é de fato criminal. O mesmo legislador, aumentando a confusão, no relatório ao decreto falou da forma de responsabilidade como de tertium genus, ou seja, não totalmente criminal nem totalmente administrativa. As dificuldades começam a partir da natureza da responsabilidade, mas não terminam aí. O decreto instituiu um mecanismo muito complexo para identificar a culpa do ente. O presente trabalho, após ter analisado as questões sobre a natureza da responsabilidade do ente e os elementos necessários para essa culpabilidade, examina os sujeitos envolvidos, as sanções e os crimes pressupostos da responsabilidade, visando a individualização dos aspectos problemáticos e peculiares de um instituto muito controverso no ordenamento italiano.



DOI:10.5585/rdb.v3i2.41

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TESI, Maristella Amisano. A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica no Sistema Italiano. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 303–331, 2012. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2012.v3i2.2666. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2666. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
JUSTIÇA CONSTITUCIONAL
Biografia do Autor

Maristella Amisano Tesi, Università della Calabria

Doutora e Professora de Direito Penal na Università della Calabria, Italia.