IMPEACHMENT, RELAÇÕES ENTRE DIREITO E POLÍTICA E ACCOUNTABILITY NO BRASIL ATUAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
BOSCHI, Renato. A abertura e a nova classe média na política brasileira: 1977 – 1982. Revista Dados, Vol 29, nº 1. Rio de Janeiro, 1986, p. 5-24.
DAMATTA, Roberto. Reflexões sobre o público e o privado no Brasil: um ponto de vista perverso. Revista Caderno de Ciências Sociais, Belo Horizonte, vol. 3, n.3, 1993, p.51-59.
FARIA, Vimar. Desenvolvimento, urbanização e mudanças na estrutura do
emprego: a experiência brasileira dos últimos trinta anos. In: SORJ, Bernardo e ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de. (orgs). Sociedade política no Brasil pós-64. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
GOMES, Ângela de Castro. Ministério do Trabalho: uma história vivida e contada. Rio de Janeiro: CPDOC, 2007.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 1997.
IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. São Paulo: Martin Claret, 2006.
KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
LAFER, Celso. O sistema político brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1975.
LIMONGI, Fernando. A democracia no Brasil: presidencialismo, coalizão partidária e processo decisório. Revista Novos Estudos. São Paulo. N.76, novembro de 2006, p.17-41.
LIMONGI, Fernando e FIGUEIREDO, Argelina Cheibub. Partidos políticos na Câmara dos Deputados: 1989-1994. Revista Dados. Rio de Janeiro, vol. 38, n. 3, 1995, p. 497-524.
MENEGUELLO, Rachel e AMARAL, Osvaldo. Ainda novidade: uma revisão das transformações do Partido dos Trabalhadores no Brasil. Oxfor, Brazinian Studies Programme. 2008.
O’DONNELL, Guillermo. Accountability horizontal e novas poliarquias. Revista Lua Nova, n.44, 1998, p.27-54.
OLIVEIRA, Daniel Carvalho. 80 anos de Justiça Eleitoral: perspectiva histórica e desafios democráticos futuros. Revista Paraná Eleitoral. Curitiba, vol.1, n.1, 2012, p.11-23.
POPPER, Karl. Lógica das ciências sociais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.
REIS, Fábio Wanderley. O eleitorado, os partidos e o regime autoritário brasileiro. In: SORJ, Bernardo e ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de. (orgs). Sociedade política no Brasil pós-64. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008.
REIS, Fábio Wanderley. Mercado e utopia. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008.
RODRIGUES, Leôncio Martins. Partidos, ideologia e composição social: um estudo das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009.
SADEK, Maria Tereza. A organização do poder judiciário no Brasil. In: SADEK, Maria Tereza. Uma introdução ao estudo da justiça. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010.
SILVA, José Afonso. O Estado Democrático de Direito. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, 173, 1988, p. 15-34.