FUNÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E O TRABALHO DECENTE

Antônio Leonardo Amorim, Ynes da Silva Félix

Resumo


Função social é um tema abordado de forma exaustiva em diversas áreas do direito, porém, sempre apresentado com divergência, seja em seu caráter conceitual como em seu aspecto normativo e integrativo. A doutrina não tem apresentado um conceito claro e explicativo sobre a função social da empresa, e isso se dá em razão do poder econômico que essa tem, além de suas atribuições originariamente impositivas. Sabe-se que as empresas tem poder econômico em detrimento do trabalho, porém, na perspectiva da proteção do valor social do trabalho humano prevista constitucionalmente, a função social da empresa deve ser vista a partir desse paradigma de ditame da justiça social. Nessa perspectiva, esse trabalho se encarrega de demonstrar a necessidade da ocorrência da função social das empresas nas relações de trabalho, bem como da incidência do trabalho decente, esse último com dericavo no conceito do plano de desenvolvimento da Organização Internacional do Trabalho, que objetiva garantir a todos os trabalhadores brasileiros melhores condições de trabalho, bem como a sua realização de forma livre e adequadamente remunerado. Assim, será demonstrado nesse trabalho científico que as empresas tenham função social nas relações de trabalho, em especial, obedecendo os ditames do trabalho decente.


Palavras-chave


Função Social, Empresas, Relações, Trabalho, Trabalho Decente

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988).

BARROS. Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 10. ed. São Paulo: Ltr, 2016.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial, volume 1: direito de empresa. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

COMPARATO, Fábio Konder. O poder de controle na sociedade anônima. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

DELGADO. Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 16. ed. rev. e ampl.

São Paulo: LTr, 2017.

DINIZ. Maria Helena. Importância Social da Empresa. Revista Unicuritiba. vol. 02, n°. 51, Curitiba, 2018. pp. 387-412.

DRUCK. Graça. Trabalho, Precarização e Resistências: Novos e Velhos Desafios. Disponível em: . Acesso em 10 de mar. 2018.

GOSDAL, T. C. Dignidade do trabalhador: um conceito construído sob o paradigma do trabalho decente e da honra. 2006. 195f. Tese (Doutorado em Direito) - Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2006. Disponível em: . Acesso em 15 de mar. 2018.

FACHIN. Zulmar. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

FRANCO FILHO. Georgenor de Souza. Curso de Direito do Trabalho. LTR. 2015.

LOPES, Ana Frazão de Azevedo. Empresa e Propriedade – função social e abuso de poder econômico. São Paulo: Quartier Latin, 2006.

MACIEL, Fabrício. Todo trabalho é digno?: um ensaio sobre moralidade e reconhe-cimento na modernidade periférica. In: SOUZA, J. (Org.) A invisibilidade da desi-gualdade brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

MARTINS. Fran. Curso de Direito Comercial. 40. ed. rv., atual. e ampl. Rio de Janei-ro: Forense, 2017.

MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MORAES. Alexandre de. Direito Constitucional. 33. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2017.

MOCELIN, Daniel Gustavo. Do trabalho precário ao trabalho decente? A qualidade do emprego como perspectiva analítica. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS LASA, 28. Rio de Janeiro, 2009.

NASCIMENTO. Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho: História e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 26. ed. São Paulo: 2011.

OIT - ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Agenda Nacional do Trabalho Decente. Brasília, 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2017.

SARLET. Ingo Wolfgang. MARINONI. Luiz Guilherme. MITIDIERO. Daniel. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2017.

SUSSEKIND. Arnaldo Lopes. Instituições de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2019.v24i9.5323

Apontamentos

  • Não há apontamentos.