A Decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Gomes Lund e Outros - Guerrilha do Araguaia

Main Article Content

Adriana Silva Maillart
Samyra Dal farra Naspolini Sanches

Abstract

O presente traz o comentário sobre a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Lund e outros vs. Brasil (Guerrilha do Araguaia). Analisa a sentença da referida Corte que condenou o Estado brasileiro a implementar uma série de medidas com visto a indenizar os familiares das vítimas da Guerrilha do Araguaia e evitar que novos abusos aconteçam. A sentença, de importância histórica, perpassa por várias
questões de direito internacional, tais como: competência da Corte, controle de convencionalidade,
medidas protetivas e exame da anistia.



DOI:10.5585/rdb.v3i2.48

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
MAILLART, Adriana Silva; SANCHES, Samyra Dal farra Naspolini. A Decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Gomes Lund e Outros - Guerrilha do Araguaia. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 463–472, 2012. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2012.v3i2.2673. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2673. Acesso em: 22 nov. 2024.
Section
LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA COMENTADA
Author Biographies

Adriana Silva Maillart, Universidade Nove de Julho.

Doutora e Mestre em Direito pela UFSC. Coordenadora do Curso de Direito, professora e pesquisadora
do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Samyra Dal farra Naspolini Sanches, Universidade Nove de Julho.

O presente traz o comentário sobre a
decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Lund e outros vs. Brasil (Guerrilha do Araguaia). Analisa a sentença da referida Corte que condenou o Estado brasileiro a implementar uma série de medidas com visto a indenizar os familiares das vítimas da Guerrilha do Araguaia e evitar que novos abusos aconteçam. A sentença, de importância histórica, perpassa por várias questões de direito internacional, tais como: competência da Corte, controle de convencionalidade, medidas protetivas e exame da anistia.

Most read articles by the same author(s)