NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL FLEXIBILIZAÇÃO DA COISA JULGADA E AÇÃO RESCISÓRIA NA EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA

Contenido principal del artículo

Alessandra Damian Cavalcanti

Resumen

O presente trabalho pretende analisar alteração trazida pelo novo Código de Processo Civil, que trata sobre o cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa pela Fazenda Pública. O dispositivo prevê que serão inexigíveis as obrigações reconhecidas em título executivo judicial fundado em lei ou ato normativo tido pelo Supremo Tribunal Federal como incompatível com a Constituição Federal em controle concentrado ou difuso e traz uma nova hipótese de rescisão de decisão transitada em julgado. O novo diploma legal traz a ressalva de que a inexigibilidade da obrigação ocorre quando a decisão do Supremo Tribunal Federal tenha sido proferida antes da decisão exequenda transitar em julgado. No entanto, prevê uma nova hipótese de rescindibilidade se a decisão do Supremo Tribunal Federal ocorrer após o trânsito em julgado da decisão, cujo prazo decadencial será contado a partir daquela decisão e não da decisão exequenda. Evidencia-se a tensão entre a segurança jurídica e a coisa julgada inconstitucional. Em que medida a nova hipótese de rescindibilidade sem um prazo máximo estipulado entre a decisão exequenda e a decisão do Supremo Tribunal Federal harmoniza-se com a segurança jurídica? A ausência de previsão de qualquer prazo máximo para que essa decisão transite em julgado soberanamente, pode causar insegurança jurídica e falta de efetividade nas decisões judiciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
CAVALCANTI, Alessandra Damian. NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL FLEXIBILIZAÇÃO DA COISA JULGADA E AÇÃO RESCISÓRIA NA EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 20, n. 8, p. 242–258, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2018.v20i8.3048. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/3048. Acesso em: 20 dic. 2024.
Sección
PARTE GERAL
Biografía del autor/a

Alessandra Damian Cavalcanti, IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público

Advogada graduada pelo Uniceub, Pós-graduada em Direito Constitucional pelo IDP, mestranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP