O ANPC COLABORATIVO (QUALIFICADO) E PREMIADO

Contenido principal del artículo

Gianpaolo Poggio Smanio
José Carlos Fernandes Junior

Resumen

As reformulações introduzidas pela Lei nº 14.230/2021 na Lei nº 8.429/92 são de grande vulto e tem provocado acaloradas discussões na comunidade jurídica. Nesta resenha, pretende-se demonstrar a importância de uma delas, especificamente aquela que favorece a otimização do emprego da composição civil (ou não penal) no enfrentamento à improbidade administrativa e na defesa do patrimônio público. Trata-se da possibilidade de celebração de acordo de não persecução cível colaborativo (ou qualificado), estabelecendo a concessão de direito material ao colaborador que, até então, restringia-se à seara do acordo de leniência. Doravante, na tecitura do art. 17-B da Lei nº 8.429/92, não sendo imposta, de maneira absoluta, em toda e qualquer avença, de no mínimo uma das sanções previstas para a prática de atos de improbidade administrativa, desponta-se a opção, a depender da relevância da colaboração do compromissário, pela admissão de convenção envolvendo benefícios de direito material. Em suma, tem-se agora o ANPC colaborativo premial (ou premiado), com nítido intento de potencializar a coleta de informações e a celeridade no resgate de recursos públicos desviados, premiando-se aquele que colabora eficazmente, de maneira excepcional, com investigações em curso ou ações judiciais ainda em fase de instrução. Expressa-se, ainda, acerca dessa “nova” modalidade de convenção, que a reparação do dano sofrido pelo erário e a confissão são requisitos inafastáveis, podendo ser celebrada na fase pré-processual, durante a instrução da ação de improbidade administrativa, ou mesmo já em fase de cumprimento de sentença.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SMANIO, Gianpaolo Poggio; FERNANDES JUNIOR, José Carlos. O ANPC COLABORATIVO (QUALIFICADO) E PREMIADO. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 33, n. 12, p. 207–216, 2023. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2022.v33i12.9163. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/9163. Acesso em: 20 dic. 2024.
Sección
PARTE GERAL
Biografía del autor/a

Gianpaolo Poggio Smanio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo nos biênios 2016/2018 e 2019/2020. Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Carlos Fernandes Junior

Promotor de Justiça do MPMG, Ex-Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do MPMG – dez/2016 a agosto/2020. Pós-graduado em Divisão de Poderes, Ministério Público e Judicialização pelo Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG, e em Direito Administrativo Prático pela Universidade de Uberaba-MG.

Citas

FERNANDES JUNIOR, José Carlos. In. ANPC e o aprimoramento da efetivida-de na conclusão dos procedimentos extrajudiciais presididos pelo Ministério Pú-blico. 1ª ed., Belo Horizonte: D’Plácido.

FERNANDES JUNIOR, José Carlos. Os limites da celebração do ANPC após o trânsito em julgado da sentença condenatória. Disponível: https://www.conamp.org.br/publicacoes/artigos-juridicos/8880-os-lim

GAJARDONI, Fernando da Fonseca. In. Comentários à Lei de Improbidade Administrativa. 3ª ed. São Paulo: RT, 2014.

DAL POZZO, Augusto Neves; PIMENTA OLIVEIRA, José Roberto (Coord.). Lei de Improbidade Administrativa Reformada. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2022, p. 662

JESUS, Damásio. Estágio atual da “delação premiada” no Direito Penal Brasilei-ro. Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro; 2006. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/2764825/Damasio_de_Jesus.pdf. Acesso em 07 de jan. de 2023.

TEIXEIRA, Geraldo Nunes Laprovitera. A Colaboração Premiada Como Instrumen-to do Ministério Público no Combate às Organizações Criminosas. Cadernos do Ministério Público do Estado do Ceará. Ano 1, nº 1, vol. 2. (Jul./Dez. 2017). p. 57-108. Disponível em: http://www.mpce.mp.br/institucional/esmp/biblioteca/revista-eletronica/cadernos-do-ministerio-publico-do-estado-do-ceara/cadernos-do-ministerio-publico-do-estado-do-ceara-edicao-atual/cadernos-do-ministerio-publico-do-estado-do-ceara-ano-i-no-i-vol-2-2017/. Acesso em 07 de jan. de 2023.

VASCONCELLOS, Vinicius Gomes. Colaboração Premiada no Processo Penal. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2017.