NÚCLEOS DE JUSTIÇA 4.0 E EFETIVIDADE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL ACESSO À JUSTIÇA E CELERIDADE PROCESSUAL NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Alex
Eudes Vitor Bezerra
JJOSÉ ARISTÓBULO. CALDAS FIQUENE BARBOSA

Resumo

As tecnologias digitais provocaram transformações significativas no mundo contemporâneo e, no Brasil, impactaram também o setor judiciário, que enfrenta desafios como a sobrecarga de processos e a morosidade judicial. Em resposta, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o Programa Justiça 4.0 e os Núcleos de Justiça 4.0, visando modernizar o sistema judicial por meio de digitalização e descentralização dos serviços judiciais, alinhados à noção de Estado Democrático de Direito, em que o acesso à justiça é visto como direito fundamental a ser efetivado. Este artigo objetiva observar os Núcleos de Justiça 4.0 e sua influência na prestação jurisdicional, especialmente no acesso à justiça e celeridade processual. Explora-se como as inovações da Justiça 4.0, fundamentadas nas TICs, contribuem para a modernização do Judiciário e para a criação de novos mecanismos de resolução de conflitos, além de examinar a estrutura e o funcionamento dos Núcleos de Justiça 4.0. A metodologia aplicada é qualitativa, com revisão bibliográfica de fontes doutrinárias, legislações e documentos do CNJ, utilizando análise documental e revisão de literatura para contextualizar e fundamentar a Justiça 4.0 e seus núcleos. O estudo conclui com discussão dos desafios e limitações dos Núcleos de Justiça 4.0, incluindo questões de competência territorial e necessidade de capacitação contínua de magistrados e servidores, além de obstáculos técnicos e culturais que precisam ser superados para alcançar os objetivos do programa, garantindo que o sistema de justiça seja inclusivo e eficiente, refletindo um compromisso com a efetividade dos direitos humanos por meio de processos participativos e adaptativos.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANÇA, Alexsandro José Rabelo; BEZERRA, Eudes Vitor; BARBOSA, JJOSÉ ARISTÓBULO. CALDAS FIQUENE. NÚCLEOS DE JUSTIÇA 4.0 E EFETIVIDADE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL: ACESSO À JUSTIÇA E CELERIDADE PROCESSUAL NO BRASIL. Revista de Direitos Humanos e Efetividade, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2024.v10i2.10987. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/10987. Acesso em: 6 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alex, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Pesquisador do Núcleo de Estudos de Direito Constitucional (NEDC/UFMA). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2022), especialização em Direito Constitucional e em Crimes Cibernéticos pela Faculdade Intervale, sendo ainda especialista em Advocacia Criminal e Advocacia Trabalhista e Previdenciária pela ESA-OAB/MA, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação constitucional, federalismo, crimes digitais, inteligência artificial e responsabilidade civil.

Eudes Vitor Bezerra, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutorando em Direito - UFMA (2023). Pós-Doutor em Direito - UFSC (2017). Doutor em Direito PUC/SP (2016). Mestre em Direito PUC/SP (2012). Especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho LEGALE (2019). Especialização em Docência Universitária UNINOVE (2013). Especialização em Direito Civil UNISAL (2008). Graduado em Direito UNINOVE (2007). Graduado em Administração UNINOVE (2021). Palestrante e Advogado. Associado do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito. Autor de Livro e Artigos Científicos. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Fundamentais; Teoria do Direito e Direito Privado, Instituições e Sistema de Justiça. Atuando principalmente nos seguintes temas: democracia; ciberdemocracia; participação política; direitos humanos e fundamentais; educação e cidadaniadireito processual.

JJOSÉ ARISTÓBULO. CALDAS FIQUENE BARBOSA, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Direito pela UFMA, graduado em Direito pela PUC-Rio. Advogado especializado em mediação, Direito Civil, Propriedade Industrial. Pós-graduando em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. E-mail: josearistobulocaldas@gmail.com.