OS DIREITOS HUMANOS E SUA EFICÁCIA NAS RELAÇÕES PRIVADAS

Conteúdo do artigo principal

CARLOS EDUARDO NASCIMENTO
http://orcid.org/0000-0002-3254-0648
Lucas Coelho Nabut

Resumo

O trabalho aborda a crise do liberalismo na pós-modernidade, os efeitos sofridos pelos institutos de direito privado em virtude da constitucionalização, razão pela qual se mostra intensa a necessidade dos Direitos Humanos, sempre colocados à disposição da proteção do indivíduo na relação entravada com o Estado, terem sua eficácia estendida também às relações particulares, restando demonstrada que a suposta isonomia entre as partes nas relações privadas não passava de uma hipótese doutrinária, a qual não se concretizou. Desta forma, será analisada a transformação dos clássicos princípios dos institutos e o surgimento de uma nova realidade, amparados nos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
NASCIMENTO, CARLOS EDUARDO; NABUT, Lucas Coelho. OS DIREITOS HUMANOS E SUA EFICÁCIA NAS RELAÇÕES PRIVADAS. Revista de Direitos Humanos e Efetividade, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 1, p. 59–74, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2018.v4i1.4253. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/4253. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

CARLOS EDUARDO NASCIMENTO, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Direito pela Universidade de Uberaba (1992). Pós Graduado em Direito do Estado pela ESA/OAB-MG (1999). Mestre em Direito Internacional Econômico e Tributário pela UCB - Universidade Católica de Brasília (Conceito Capes 4). Doutor em Direito Político e Econômico pela MACKENZIE - Universidade Presbiteriana Mackenzie (Conceito Capes 5). Atualmente é Professor Titular da Faculdade Presidente Antonio Carlos - UNIPAC - Uberaba, Assessor de Direção da Faculdade Presidente Antonio Carlos - UNIPAC de Uberaba, Membro do Conselho da Comunidade com atuação junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Membro da Comissão de Educação Jurídica, Membro da Comissão Permanente de Concorrência e Regulação ambas da OAB-MG e Membro da Comissão de Direito Educacional da OAB/MG, Avaliador do INEP/MEC, Classificador de Livros da CAPES desde 2013, Ex-Editor Assistente e atualmente Revisor AD HOC da Revista Virtual do Mestrado em Direito Internacional Econômico e Tributário da Universidade Católica de Brasília, Membro do Corpo de Pareceristas da Revista Brasileira de Estudos Constitucionais - RBEC, Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Processual - RBDPRO, Membro da ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário, Conselheiro Editorial da Lemos e Cruz, Professor da Disciplina Direito da Concorrência na Pós Graduação da FESMP/MG - Fundação de Ensino Superior do Ministério Público de Minas Gerais, Professor da Disciplina Direito Tributário Internacional na Especialização em Direito Tributário da UNIUBE - Universidade de Uberaba, Associado do IBDE - Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico. Secretário Adjunto de Administração do Município de Uberaba. Presidente da CPL - Comissão Permanente de Licitações do Município de Uberaba, Procurador da FUMESU - Fundação Municipal de Ensino Superior de Uberaba. Presidente do Conselho Fiscal da FCU - Fundação Cultural de Uberaba. Integrante do Cadastro Nacional e Internacional de Avaliadores do CONPEDI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nas seguintes áreas: Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Virtual, Direito Administrativo, Direito Internacional Público e Privado e Gestão Pública.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo – os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2009.

_______. Neoconstitucionalismo e a constitucionalização do direito (O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil). In. Revista de direito constitucional e internacional, nº 58. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

_______; DE BARCELLOS, Ana Paula. O começo da história. A nova interpretação constitucional e o papel dos princípios no direito brasileiro. In. Revistada da EMERJ, vol. 06, nº 23. Rio de Janeiro, 2003.

BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Aspectos de teoria geral dos direitos fundamentais. In: Hermenêutica Constitucional e Direitos Fundamentais. 2ª parte. 1ª edição, 2ª tiragem. Ed. Brasília Jurídica. Instituto Brasiliense de Direito Público: Brasília, 2002.

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7ª edição.Coimbra: Editora Livraria Almedina, 2003.

FACHIN, Luiz Edson. Estatuto do patrimônio mínimo. 2ª edição. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

GODOY, Cláudio Luiz Bueno de. Função social do contrato. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2007.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Dannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

LISBOA, Roberto Senise. Contratos difusos e coletivos. 3ª edição. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

LOPES, Ana Maria D‘Ávila. Democracia hoje. Para uma leitura crítica dos direitos fundamentais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2001

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de direito civil, vol 1. ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

PIOVESAN, Flávia. A proteção dos direitos humanos no sistema constitucional brasileiro. In, Revista de direito constitucional e internacional, v. 45, 2003.

REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 17ª ed. São Paulo: Saraiva, 1996.

ROSENVALD, Nelson; de FARIAS, Cristiano Chaves. Direito civil- teoria geral. 8ª edição. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2010.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 6 ed., Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2006.

SARMENTO, Daniel. Direitos fundamentais e relações privadas. 2ª edição. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 4ª edição. São Paulo: Saraiva, 2006.

TEPEDINO, Gustavo. Temas de direito civil, Tomo I. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.